Prefeitura de São Sebastião entrega seis máquinas de compressão torácica para atendimento de emergência pelo Samu
São Sebastião deu um grande passo em direção à segurança e ao bem-estar de seus cidadãos com a introdução de uma tecnologia de ponta no atendimento de emergência. A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), adquiriu seis dispositivos de alta tecnologia com sistema de compressão torácica automática que serão utilizados pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O Samu São Sebastião é destaque como serviço pioneiro no Litoral Norte e Vale do Paraíba e essa nova tecnologia representa um avanço significativo no atendimento de emergências cardiovasculares.
O prefeito Felipe Augusto afirma que este é mais um investimento do governo municipal em equipamentos modernos com tecnologia de ponta. “Nós estamos agora investindo em tecnologia e essas máquinas irão auxiliar muito no dia a dia, principalmente nas questões de emergência e ações de pronto atendimento, onde precisamos ter mais reforços. Então, esses e outros equipamentos são importantíssimos com foco na melhoria dos serviços de Saúde em São Sebastião”, destaca.
Segundo a secretária adjunta de Saúde e coordenadora do SAMU, Mara Abreu, “com compressões torácicas contínuas de alto desempenho, uniformes e adaptadas ao biotipo de cada paciente, esses dispositivos aumentam consideravelmente as chances de sobrevivência das vítimas e reduzem as sequelas. Além disso, liberam um dos membros da equipe para outras funções durante o atendimento, otimizando os recursos disponíveis”, explica a coordenadora.
Dados alarmantes revelam que mais de um terço das mortes no Brasil são causadas por doenças cardiovasculares. Portanto, a introdução desta tecnologia não apenas capacita as equipes do Samu a oferecerem atendimentos mais eficazes, mas também representa um passo crucial na busca por melhores resultados e maior sobrevida para os pacientes em situações críticas.
A chefe de Divisão Médica do SAMU São Sebastião, Sheila Resende, explica que o equipamento substitui a força humana na compressão torácica, que é realizada durante a manobra de ressuscitação cardiopulmonar no paciente em parada cardiorrespiratória.
“Desta forma, o profissional estará disponível para focar sua atenção ainda mais na ventilação, uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) e também na administração de medicamentos por acesso venoso. Em função disso, considero que o prefeito Felipe Augusto e o vice-prefeito Reinaldinho Moreira tiveram um grande acerto nesta aquisição. Este para mim é um dos grandes legados da atual gestão. Equipamentos eficientes que com certeza farão toda diferença na vida da vítima, aumento suas chances de sobrevivência”, afirmou a médica.
Na avaliação do vice-prefeito Reinaldinho Moreira, esta é mais uma ação diferenciada da atual gestão. “São Sebastião demonstra mais uma vez que a Saúde é referência nacional. A estrutura que nós temos de informatização, equipamento e estrutura de saúde mostra que o SUS municipal é diferenciado. São Sebastião hoje marca mais um grande legado na história, avançando e investindo em equipamentos que visam cada vez mais salvar vidas”.
Ainda segundo Reinaldinho, “ao priorizar a modernização e a qualificação dos serviços de emergência, a gestão municipal reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar da população. Espera-se que iniciativas como esta não apenas salvem vidas, mas também sirvam de exemplo e inspirem outros municípios a investirem em tecnologias e práticas que otimizem o atendimento de emergência, contribuindo para um serviço mais eficaz e preparado para enfrentar situações críticas com maior eficiência. São Sebastião está liderando o caminho para um futuro mais seguro e promissor”, destacou o vice-prefeito.