
Polícia Militar inicia Projeto V.I.D.A. em Caraguatatuba para ampliar proteção às vítimas
O 20° Batalhão da Polícia Militar do Interior iniciou o Projeto V.I.D.A. – Vigilância, Inteligência, Defesa e Ação, em Caraguatatuba.
O sistema tecnológico inovador permite o monitoramento em tempo real do cumprimento de medidas judiciais, como sentenças em regime aberto, livramento condicional, “sursis”, saídas temporárias e medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha.
O aplicativo V.I.D.A., instalado em tablets e smartphones nas viaturas operacionais, emite alertas automáticos por geolocalização, facilita o patrulhamento das equipes e garante respostas rápidas em caso de descumprimento de ordens judiciais.
“O V.I.D.A. representa um divisor de águas no trabalho da Polícia Militar. Com essa ferramenta, conseguimos atuar com mais inteligência, eficiência e segurança para proteger as vítimas e fazer cumprir as determinações da Justiça”, explica o capitão PM Eduardo Oliveira, comandante da 2ª Cia da PM na cidade.
O governo municipal de Caraguatatuba apoia a divulgação da iniciativa e reforça a importância da atuação integrada entre as forças de segurança e o Poder Judiciário.
“O papel do governo municipal é dar visibilidade a ações que fortalecem a proteção da nossa população. O projeto V.I.D.A., sob responsabilidade da Polícia Militar, é uma iniciativa louvável e que merece o reconhecimento de toda a cidade”, destaca o prefeito Mateus Silva.
Orientação à população
Com o V.I.D.A. em operação, é natural que a população observe uma presença mais ativa da Polícia Militar em fiscalizações de rotina, inclusive em áreas residenciais. Essas abordagens têm como objetivo proteger vítimas e garantir o cumprimento de decisões judiciais.
O governo municipal orienta que, em casos de emergência, a população entre em contato com a Polícia Militar pelo telefone 190.