
Caraguatatuba abre inscrições para casas religiosas participarem da 41ª Festa de Iemanjá
Estão abertas as inscrições para as casas religiosas que queiram participar da 41ª Festa de Iemanjá em Caraguatatuba. O evento está previsto para ocorrer no dia 6 de dezembro, sábado, a partir das 18h, na Praia do Centro. Para se cadastrar, a instituição interessada deve preencher o formulário eletrônico disponibilizado no site caraguatatuba.tur.br ( aqui). No mesmo endereço, é possível consultar o regulamento completo com as condições do cadastramento. As inscrições podem ser feitas a partir das 15h do dia 24 de setembro até às 17h do dia 30 de setembro.
Serão disponibilizados cerca de 40 espaços para que os integrantes das casas religiosas façam suas homenagens à Iemanjá. A disposição de cada tenda se dará conforme a ordem de inscrição, sendo os números pares do lado esquerdo e os ímpares do lado direito da imagem.
No dia da festividade, o período de montagem das tendas será das 8h às 15h. O governo municipal ressalta que é proibido depositar oferendas ao redor da imagem e não será permitida a permanência de veículos próximos aos espaços na praia, ficando cientes que esses estarão sujeitos às penalidades impostas pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão.
A relação de participantes será publicada no dia 7 de outubro no site www.caraguatatuba.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Turismo, pelo telefone (12) 3897-7910.
Autorização de veículos
As entidades que vierem de ônibus devem solicitar a autorização de entrada de veículos de passeio no município, por meio do site 156.caraguatatuba.sp.gov.br ou telefone (12) 3897-8800. O pedido deve ser feito com antecedência de, no mínimo, dez dias úteis. Não há custo para essa autorização.
História da Festa de Iemanjá
A Festa de Iemanjá em Caraguatatuba teve início em 1923, quando pescadores locais passaram a oferecer presentes à Mãe das Águas em agradecimento e pedido de fartura no mar. Com o tempo, a celebração foi incorporada ao calendário cultural da cidade e preserva até hoje elementos que remetem às tradições e simbologias ligadas ao mar.