
Integração tecnológica garante primeira prisão em São Sebastião por meio do sistema Muralha Paulista
A integração do sistema de monitoramento de São Sebastião ao programa Muralha Paulista resultou, nesta quinta-feira (9/10), na primeira prisão realizada com o apoio da nova tecnologia. O caso demonstra a eficiência do investimento municipal em inovação e inteligência aplicada à segurança pública.
As câmeras inteligentes do Centro de Operações Integradas (COI) identificaram um veículo Honda CR-V preto, em nome de um empresário de 60 anos, procurado pela Vara da Família de Santo Amaro, na capital paulista, por dívida de pensão alimentícia que ultrapassa R$ 750 mil. Assim que o sistema reconheceu as placas, o alerta foi enviado automaticamente à central do COI, permitindo o acompanhamento em tempo real e a rápida atuação da Polícia Municipal.
A abordagem ocorreu nas proximidades de um restaurante, no bairro Pontal da Cruz, na região central da cidade. Após a confirmação do mandado de prisão, o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde permaneceu à disposição da Justiça.
O Muralha Paulista é uma plataforma integrada que conecta bases de dados criminais e informações de segurança de diversos órgãos, possibilitando a identificação de veículos e pessoas procuradas em todo o Estado. São Sebastião passou a integrar oficialmente o programa após assinatura de termo de adesão entre o Município e o Governo do Estado, fortalecendo o trabalho das forças de segurança locais.
Com essa integração, as câmeras do COI – que já monitoram em tempo real pontos estratégicos de todo o território municipal – passam a contar com tecnologia de leitura automática de placas (OCR), cruzamento de informações com bancos de dados policiais e geração de alertas automáticos.
A iniciativa reforça o compromisso da Administração Municipal com a modernização da segurança pública, a prevenção de crimes e a proteção da população por meio da tecnologia e da integração entre os órgãos de segurança.
“O sistema Muralha Paulista representa um salto tecnológico na segurança municipal. É a tecnologia trabalhando a favor da população e integrando São Sebastião ao mais moderno sistema de monitoramento do Estado”, destacou o secretário de Segurança Urbana, Rafael Nascimento.