
Ações de fiscalização em bares e adegas são intensificadas em Caraguatatuba
Uma ação conjunta de fiscalização em bares e adegas de Caraguatatuba foi realizada na noite desta quinta-feira (2). A operação contou com a participação de representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Polícia Militar e do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (Divisão de Vigilância Sanitária) e Secretaria de Urbanismo.
O trabalho teve como objetivo verificar possíveis irregularidades, especialmente a comercialização de bebidas adulteradas. Durante a operação, sete estabelecimentos foram inspecionados, dois foram orientados sobre o horário de fechamento, um foi notificado por não possuir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e um foi fechado por motivos de higiene.
As fiscalizações, que buscam garantir o funcionamento regular dos locais fiscalizados e reforçar a segurança sanitária, podem resultar na inutilização e apreensão de produtos. A interdição de estabelecimentos, quando necessário, visa proteger a qualidade de vida da população e assegurar a segurança sanitária.
O secretário de Saúde, Raphael Ghetti, reforça que a principal forma de prevenção contra a intoxicação por metanol, substância altamente tóxica presente em bebidas adulteradas, é evitar o consumo de produtos de origem desconhecida. A orientação é adquirir a bebida somente em estabelecimentos licenciados pela Vigilância Sanitária e sempre conferir com atenção os rótulos e embalagens.
Em caso de sintomas como diminuição do nível de consciência, falta de coordenação motora, vômitos, dor abdominal ou visão turva, a recomendação é procurar atendimento médico imediatamente.