Categories: GeralPolítica

Aprovada proposta que prevê prioridade à pessoas com deficiência para aquisição de unidades habitacionais

Os vereadores da Câmara de Ilhabela aprovaram, durante sessão ordinária dessa terça-feira (07/12), Projeto de Lei que dispõe sobre prioridade às pessoas com deficiência na aquisição de unidades habitacionais implantadas com recursos do Fundo Municipal de Interesse Social – FMHIS, concedendo uma reserva de 20% das casas populares.

 A proposta, PL 75/2021, de autoria da presidente do Legislativo, vereadora Diana Matarazzo, assegura essa prioridade às pessoas com deficiência ou seus responsáveis, apenas uma vez, observando a implantação de equipamentos urbanos comunitários acessíveis; eliminação de barreiras arquitetônicas e urbanísticas para garantia de acessibilidade às pessoas com deficiência e os critérios de financiamento compatíveis com rendimento da pessoa com deficiência ou seu responsável.

 Fica determinado também que o direito à prioridade seja reconhecido à pessoa com deficiência que resida em Ilhabela no mínimo há cinco anos; não possua outros imóveis e que não tenha sido contemplada com unidades habitacionais pelo Sistema Financeiro de Habitação.

 Ainda de acordo com a propositura, caso não haja pessoa com deficiência interessada nas unidades habitacionais reservadas, as não utilizadas serão disponibilizadas aos demais munícipes.

 A autora da matéria ressaltou que várias leis foram criadas para garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso aos direitos sociais como saúde, segurança, educação, além de outros. A parlamentar ainda enfatizou que o direito à moradia também é um direito social fundamental previsto na Constituição Federal, razão pela qual o Estatuto da Pessoa com Deficiência garante à pessoa com deficiência ou seu responsável, prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos.

 “É importante e necessário que o poder público municipal também garanta moradia digna às pessoas com deficiência, especialmente àquelas de baixa renda, em situação de vulnerabilidade, oferecendo a elas condições de concorrerem de maneira mais equiparada com aqueles que são mais privilegiados”, finalizou a vereadora Diana.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

César Tralli ensina filha com Ticiane Pinheiro a andar de bicicleta: “Momento mágico”

O jornalista da Globo celebrou uma conquista da filha e dividiu o momento com seus…

17 minutos ago

Nem Zé Felipe e nem Virginia: ex-casal opta por silêncio na treta de Poliana e assessora

A confusão começou com um comentário da mãe do cantor, cobrando gratidão de Maressa por…

1 hora ago

Ministro do Turismo garante hospedagem acessível para COP30 em Belém

Em meio a relatos de alta nos preços das acomodações em Belém durante o período…

1 hora ago

Nasce primeiro filho de Lorena Raissa, a rainha da Beija-Flor: “Seja bem-vindo”

O mundo dela está na cor azul! A rainha de bateria da Beija-Flor, Lorena Raissa,…

2 horas ago

Portos e aeroportos terão de expor materiais informativos sobre mpox

Portos e aeroportos deverão expor materiais informativos sobre sintomas e medidas de prevenção à mpox.…

2 horas ago

Ex-funcionária de Zé Felipe, Maressa rebate Poliana após alfinetada por homenagem à Virginia

Rebateu! Maressa Lopes, ex-assessora de Zé Felipe e agora funcionária de Virginia Fonseca, usou as…

3 horas ago