Categories: GeralPolítica

Aprovada proposta que prevê prioridade à pessoas com deficiência para aquisição de unidades habitacionais

Os vereadores da Câmara de Ilhabela aprovaram, durante sessão ordinária dessa terça-feira (07/12), Projeto de Lei que dispõe sobre prioridade às pessoas com deficiência na aquisição de unidades habitacionais implantadas com recursos do Fundo Municipal de Interesse Social – FMHIS, concedendo uma reserva de 20% das casas populares.

 A proposta, PL 75/2021, de autoria da presidente do Legislativo, vereadora Diana Matarazzo, assegura essa prioridade às pessoas com deficiência ou seus responsáveis, apenas uma vez, observando a implantação de equipamentos urbanos comunitários acessíveis; eliminação de barreiras arquitetônicas e urbanísticas para garantia de acessibilidade às pessoas com deficiência e os critérios de financiamento compatíveis com rendimento da pessoa com deficiência ou seu responsável.

 Fica determinado também que o direito à prioridade seja reconhecido à pessoa com deficiência que resida em Ilhabela no mínimo há cinco anos; não possua outros imóveis e que não tenha sido contemplada com unidades habitacionais pelo Sistema Financeiro de Habitação.

 Ainda de acordo com a propositura, caso não haja pessoa com deficiência interessada nas unidades habitacionais reservadas, as não utilizadas serão disponibilizadas aos demais munícipes.

 A autora da matéria ressaltou que várias leis foram criadas para garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso aos direitos sociais como saúde, segurança, educação, além de outros. A parlamentar ainda enfatizou que o direito à moradia também é um direito social fundamental previsto na Constituição Federal, razão pela qual o Estatuto da Pessoa com Deficiência garante à pessoa com deficiência ou seu responsável, prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos.

 “É importante e necessário que o poder público municipal também garanta moradia digna às pessoas com deficiência, especialmente àquelas de baixa renda, em situação de vulnerabilidade, oferecendo a elas condições de concorrerem de maneira mais equiparada com aqueles que são mais privilegiados”, finalizou a vereadora Diana.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Prefeitura de São Sebastião realiza pesquisa de satisfação do usuários sobre transporte público coletivo

A Prefeitura de São Sebastião deu início, nesta semana, a uma pesquisa para saber da…

12 horas ago

Caraguatatuba tem novo secretário de saúde

https://youtu.be/Ce2cw9jCakE

13 horas ago

GCM durante operação apreende celulares, roupas e recupera moto furtada em Caraguatatuba

Uma operação deflagrada pela Guarda Civil Municipal na tarde desta segunda-feira (3) culminou com apreensão…

17 horas ago

Atletas de Ilhabela se destacam no Grand Prix Brasil de Poomsae e no Campeonato Brasileiro Master de Natação

Ilhabela teve mais um fim de semana de grandes resultados esportivos, com conquistas importantes em…

19 horas ago

Mostra de Teatro Litoral Encena encerra sua 16ª edição com grande público no Teatro Mario Covas

O 16º Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua e Teatro de Bonecos…

19 horas ago