Categories: CidadesGeralIlhabela

Baleia encontrada morta em Ilhabela é enterrada na praia de Barreiros e servirá de pesquisa

Uma baleia-jubarte de aproximadamente 7 metros foi encontrada morta, já em estado de decomposição, ontem (25/07) na entrada sul do canal de Ilhabela. A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), do Instituto Argonauta, foi acionada e se deslocou até a área para atender a ocorrência da carcaça do animal, que estava boiando.

O animal foi removido do cabo onde se enroscou e ancorado próximo ao costão do São Pedro para evitar que ficasse à deriva e causasse algum acidente com as embarcações, ou ainda encalhasse em algum local que pudesse causar inconvenientes à população.

A opção para destinação da baleia-jubarte encontrada em Ilhabela foi rebocar o animal até a praia de Barreiros, onde sua carcaça será enterrada de forma adequada, com o auxílio de uma retroescavadeira.

Com esse procedimento, será possível também à equipe do Instituto Argonauta realizar a necrópsia do animal. A praia de Barreiros foi escolhida por permitir esse acesso, sem prejuízos aos comerciantes e turistas. “Temos o cuidado de fazer a vala na parte mais alta da praia, o mais distante possível da maré cheia e sem residências logo em frente”, explica Carla Beatriz Barbosa, diretora executiva do Instituto Argonauta.

As equipes da Prefeitura de Ilhabela estiveram na manhã desta segunda-feira (26/7) apoiando o trabalho de necropsia e enterro do animal. Estavam presentes funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Serviços Urbanos, além de maquinários.

“Acompanhamos a operação de necropsia e enterro do animal que será objeto de estudo por parte do Instituto Argonauta, desde a alimentação até as possíveis causas da morte”, explica o secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano.

A presença das baleias-jubarte na região está aumentando porque a população desta baleia está crescendo. Com mais baleias na região, aumentam a chance de acontecer acidentes, como o emalhe acidental na rede dos pescadores ou o atropelamento pelos navios.

Neste ano, as baleias jubarte chegaram em maior número. “Como esse aumento da população é uma ocorrência recente, estamos tentando entender onde e quando estes problemas ocorrem para poder melhor ajudar tanto os animais como os pescadores que dependem da pesca para seu sustento”, afirma o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-642-3341 ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12) 3833.4863 – 3833.5789/ (12) 3834.1382 (Aquário de Ubatuba) / (12) 3833.5753/ (12) 99705.6506 e (12) 99785.3615 – WhatsApp.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Confirmada uma morte por dengue em Caraguatatuba

Está confirmada a primeira morte por dengue em Caraguatatuba. Trata-se de uma paciente que tinha…

10 horas ago

Homem é baleado após ameaçar de morte família de comerciante em Caraguatatuba

Uma equipe da GCM foi acionada no final da tarde da última sexta-feira (4/5), para…

11 horas ago

Caraguatatuba arrecada doações para ajuda humanitária às vítimas do Rio Grande do Sul

A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Fundo Social do Estado de São Paulo,…

11 horas ago

Câmara de Ilhabela realiza Sessão Ordinária nesta terça-feira com um Projeto de Resolução em pauta para votação na Ordem do Dia

A Câmara de Ilhabela realiza nesta terça-feira (07/05), Sessão Ordinária às 18 horas, com Projeto…

12 horas ago

Agentes da Defesa Civil de São Sebastião seguem em missão humanitária em cidades do Rio Grande do Sul

Este domingo (5) foi marcado pelo embarque de agentes da Defesa Civil de São Sebastião,…

16 horas ago

Caraguatatuba amplia vacinação contra gripe para todas as idades

A partir de segunda-feira (6), população de Caraguatatuba com mais de seis meses de idade…

16 horas ago