Biólogos do Instituto Argonauta realizaram a coleta de materias biológicos para análises e pesquisa durante atendimento de uma ocorrência de uma baleia jubarte de 14 metros encontrada morta por banhistas na tarde desta segunda-feira (29/7), na praia do Guaecá na Costa Sul de São Sebastião. O animal estava estado avançado de decomposição.
Agentes da Defesa Civil cercaram o local e a equipe do Instituto Argonauta promoveu o enterro da carcaça na areia com equipamentos cedidos pela prefeitura. A causa da morte não foi identidficada até o momento. Segundo informações cinco casos de baleias mortas já foram registradas no Litoral Norte.
Baleias-jubartes
As baleias-jubartes são mamíferos marinhos que podem atingir 16 metros de comprimento e pesar até 40 toneladas. São animais migratórios, que anualmente percorrem grandes distâncias ao longo da costa brasileira. Durante os meses de outono e inverno nadam sentido ao nordeste do Brasil para reprodução, dar à luz e alimentar seus filhotes. É nessa época que cruzam o litoral paulista, aumentando os avistamentos em nossos mares.
Durante o verão, retornam para os mares antárticos para se alimentarem. Recentemente o número de indivíduos da espécie aumentou, e elas saíram da lista de ameaçadas de extinção. A manutenção deste status de conservação depende da conservação dos oceanos e do habitat e da participação e apoio de toda a sociedade.
Na manhã deste sábado (1º), a Polícia Municipal de São Sebastião, com apoio do Centro…
O presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Antônio Carlos Junior (PODEMOS), será o primeiro convidado…
Com a nova convocação, o número de contratações chega a 284 desde 2024, representando um…
https://youtu.be/mpBPHaRDLgo
A Defesa Civil de São Sebastião dá início, na próxima quarta-feira (5/11) a uma série…
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), promoveu nesta…