Categories: Ubatuba

Baleia-jubarte fica presa pela segunda vez em rede de pesca e é resgatada

Uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) foi protagonista de um dramático resgate, ao ficar presa pela segunda vez em uma rede de pesca ilegal. A operação de salvamento foi conduzida pela equipe do Instituto Argonauta nas proximidades da Praia de Itamambuca, em Ubatuba. O instituto revelou que tratava-se do mesmo indivíduo já liberto em 30 de junho, apenas 17 dias antes.

A equipe de desemalhe composta pelos biólogos Beto Chagas, Danilo Camba, Carlos Vinicius Sarde e Felipe Domingos foi responsável pelos procedimentos de abordagem. A baleia estava enroscada em uma rede ancorada por poitas, que envolvia sua cabeça, com as extremidades se estendendo para os lados. Apesar de conseguir mergulhar e voltar à superfície para respirar, o animal permanecia confinado na mesma área, impossibilitado de seguir seu curso natural.

Operação de desemalhe da baleia

A boa visibilidade da água foi crucial para a equipe. Os biólogos conseguiram localizar a rede a aproximadamente sete metros de profundidade. Utilizando procedimentos que seguem protocolos internacionais de segurança e desenredamento, adaptados ao contexto brasileiro por meio de treinamentos do CMA/ICMBio e IBAMA, os cortes necessários foram efetuados.

Em uma ação coordenada, a baleia conseguiu se movimentar e se desvencilhar da rede, encerrando mais uma operação de salvamento bem-sucedida.

“Essa ação não é apenas sobre salvar um indivíduo, mas também sobre alertar para que tenhamos uma convivência mais saudável com o oceano. Que este resgate inspire mais pessoas a cuidar de nossos mares e da vida marinha”, ressaltou Danilo Camba, do Instituto Argonauta.

O Instituto Argonauta, fundado pelo Aquário de Ubatuba, é referência em conservação marinha no Litoral Norte de São Paulo.

Segundo o grupo, o alerta é que, diante de casos de baleias enredadas ou em situação de risco, a recomendação é clara: não intervir. É fundamental manter distância, evitar cercar o animal com embarcações e acionar imediatamente as autoridades ambientais ou o Instituto Argonauta, que possui o conhecimento e os equipamentos adequados para realizar o resgate de forma segura para o animal e para as pessoas.

Fonte: Nova Imprensa
Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Adolescente é apreendido com drogas pela Guarda Civil no bairro Nova Caraguá

Um adolescente foi apreendido por tráfico de drogas próximo a um campo de futebol no…

11 horas ago

Rodovia de acesso ao litoral de SP terá 4 dias de bloqueio total em setembro; veja o que muda

 Bloqueio total entre 11h e 15h, nos dias 9, 10, 16 e 17 de setembro…

11 horas ago

Inscrições da seleção para 24 guarda-vidas temporários do verão 2025/2026 em Caraguatatuba seguem até dia 22 de setembro

As inscrições do processo seletivo simplificado nº 03/2025 do governo municipal de Caraguatatuba para 24 Guarda-Vidas Temporários…

11 horas ago

Esporotricose: Conheça medidas preventivas sobre doença que afeta pele de animais e seres humanos

Esporotricose é um tipo de infeção causada por fungo A esporotricose é uma micose subcutânea causada por…

12 horas ago

Polícia Militar Ambiental realiza ação demolitória na região Sul de Caraguatatuba

Na manhã desta quarta-feira (03/09), a Polícia Militar Ambiental realizou ação demolitória voltada ao combate…

1 dia ago

Fiscalização ambiental derruba obras ilegais em Ubatumirim construções

A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Ubatuba prestou apoio operacional à Polícia Militar Ambiental na…

1 dia ago