Categories: Ubatuba

Baleia-jubarte fica presa pela segunda vez em rede de pesca e é resgatada

Uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) foi protagonista de um dramático resgate, ao ficar presa pela segunda vez em uma rede de pesca ilegal. A operação de salvamento foi conduzida pela equipe do Instituto Argonauta nas proximidades da Praia de Itamambuca, em Ubatuba. O instituto revelou que tratava-se do mesmo indivíduo já liberto em 30 de junho, apenas 17 dias antes.

A equipe de desemalhe composta pelos biólogos Beto Chagas, Danilo Camba, Carlos Vinicius Sarde e Felipe Domingos foi responsável pelos procedimentos de abordagem. A baleia estava enroscada em uma rede ancorada por poitas, que envolvia sua cabeça, com as extremidades se estendendo para os lados. Apesar de conseguir mergulhar e voltar à superfície para respirar, o animal permanecia confinado na mesma área, impossibilitado de seguir seu curso natural.

Operação de desemalhe da baleia

A boa visibilidade da água foi crucial para a equipe. Os biólogos conseguiram localizar a rede a aproximadamente sete metros de profundidade. Utilizando procedimentos que seguem protocolos internacionais de segurança e desenredamento, adaptados ao contexto brasileiro por meio de treinamentos do CMA/ICMBio e IBAMA, os cortes necessários foram efetuados.

Em uma ação coordenada, a baleia conseguiu se movimentar e se desvencilhar da rede, encerrando mais uma operação de salvamento bem-sucedida.

“Essa ação não é apenas sobre salvar um indivíduo, mas também sobre alertar para que tenhamos uma convivência mais saudável com o oceano. Que este resgate inspire mais pessoas a cuidar de nossos mares e da vida marinha”, ressaltou Danilo Camba, do Instituto Argonauta.

O Instituto Argonauta, fundado pelo Aquário de Ubatuba, é referência em conservação marinha no Litoral Norte de São Paulo.

Segundo o grupo, o alerta é que, diante de casos de baleias enredadas ou em situação de risco, a recomendação é clara: não intervir. É fundamental manter distância, evitar cercar o animal com embarcações e acionar imediatamente as autoridades ambientais ou o Instituto Argonauta, que possui o conhecimento e os equipamentos adequados para realizar o resgate de forma segura para o animal e para as pessoas.

Fonte: Nova Imprensa
Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Homem é flagrado vendendo drogas no bairro Massaguaçu, em Caraguatatuba

Um homem foi preso por tráfico de drogas na noite de sábado (18), por uma…

19 minutos ago

Ministro Silvio Costa, dos Portos e Aeroportos, visita São Sebastião e Caraguatatuba nesta terça (21)

O minitro e Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, vai estar em visita ao Litoral…

52 minutos ago

Projeto que propõe ensino de primeiros socorros nas escolas está em pauta na 33ª Sessão Ordinária

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira (21/10), às 19h30, a 33ª Sessão Ordinária…

17 horas ago

Comédia sobre altos e baixos do amor é destaque na programação do Teatro Mario Covas

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta na próxima sexta-feira (24/10), às 20h, a comédia teatral…

18 horas ago

Morador de rua fica ferido após ser atropelado por ônibus em Caraguatatuba

Um morador em situação de rua de 46 anos, foi atropelado por um ônibus da…

18 horas ago