Câmara aprova Fundo Municipal de Regularização Fundiária

Na noite desta terça-feira, durante a 02ª sessão ordinária do ano, a Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou os projetos que estavam na pauta, todos de autoria do Poder Executivo.

Os Vereadores foram favoráveis ao projeto de lei 078/18, que dispõe sobre as atividades, a composição e as atribuições dos Conselhos Tutelares do município de Caraguatatuba e dá outras providências. A propositura objetiva adequar a legislação em vigor no Município às inovações trazidas pela Lei Federal e resoluções do CONANDA, que alteraram vários dispositivos constantes no Estatuto da Criança e do Adolescente que dispunham sobre o Conselho Tutelar, bem como adequar o texto legal às necessidades atuais dos serviços prestados pelos conselheiros tutelares, face a criação de novo conselho tutelar.

Dessa forma, levando em consideração que hoje o município conta com 10 conselheiros titulares, fez-se necessário disciplinar, entre outras situações, a jornada de trabalho a ser realizada pelos mesmos, levando em consideração que o Conselho Tutelar deve funcionar 24 horas, todos os dias.

A segunda proposta da pauta aprovada foi o projeto de lei 081/18, que altera a Lei Municipal nº 2337/17, que dispõe sobre a Regularização Fundiária das áreas urbanas consolidadas no município de Caraguatatuba, cria o Fundo Municipal de Regularização Fundiária Sustentável e dá outras providências correlatas.

A propositura foi criada com o intuito de adequar-se às novas regras preconizadas pela Lei Federal n.º 13.465, de 11 de julho de 2017, e Decreto Federal n.º de 9.310, de 15 de março de 2018, no que tange a Regularização Edilícia das edificações consolidadas até 22 de dezembro de 2016, a apresentação de topografia pelos beneficiários de interesse específico e regularização permissiva de núcleos, quadras ou loteamentos irregulares clandestinos consolidados.

O projeto de lei 082/18, que altera a redação dos artigos 1º e 2º da Lei Municipal nº 2353, de agosto de 2017 também teve a aprovação dos Parlamentares. De acordo com o projeto, a Marinha do Brasil, por razões de contingência orçamentária, concentrará seus esforços apenas no projeto da construção da Vila Naval, não havendo mais interesse no recebimento do imóvel público destinado à Patromoria, conforme noticiado no Ofício nº 248/DelSSebastião-MB de 16 de julho de 2018.

Essa segunda sessão ordinária teve ainda a aprovação, em regime de urgência, do projeto de lei 02/19, também do Executivo, que dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar ao orçamento do município, que contemplará ações relacionadas à Saúde, Educação, Esportes, Obras, Serviços Públicos, Social, Meio Ambiente e Trânsito. Os recursos para as ações citadas serão executados no exercício de 2019, sendo suportado por recursos oriundos de superávit financeiro.

As ações relacionadas à Saúde contemplarão a construção da UBS Rio do Ouro; construção de Unidade Básica de Saude – UBS – Porte II Bairro Getuba; complementação da construção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA – Porte I – Bairro Perequê-Mirim; reforma de diversas UBS´s; aquisição de aparelho de ultrassonografia, material didático para o programa de mobilização para enfrentamento ao aedes aegypti; locação de imóvel para Centro de Referência da Saúde da Mulher; aquisição de ar condicionado para UBS´s. Relacionadas à educação, os recursos atenderão o pagamento de progressão funcional para professores; construção de EMEF Travessão; construção de creche no Travessão; complementação da dotação para merenda escolar.

No início da sessão, foi lido o ofício 006/2019, do Vereador João Silva de Paula Ferreira (De Paula), em que o mesmo requer a renúncia da Mesa do cargo de 2º secretário. Na próxima sessão, haverá a eleição para complementação da Mesa.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fim do defeso do camarão marca retomada da pesca no litoral

A partir de quinta-feira, 1º de maio, está autorizada a pesca de arrasto com tração…

6 horas ago

Justiça obriga Prefeitura de Caraguatatuba a afastar comissionados e elaborar novo plano de cargos em 180 dias. Veja o impacto dessa decisão.

O feriado do dia 1º de maio, tradicionalmente um marco de celebração para os trabalhadores,…

8 horas ago

Motorista fica feriada após acidente na SP-55 no trecho de São Sebastião

Um carro colidiu com a mureta de contenção do trecho da Serra do Guaecá, na Rodovia…

8 horas ago

Serramar Shopping celebra o Dia Internacional do Pilates com aulas abertas e gratuitas no próximo sábado (3)

Em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, celebrado neste ano em 3 de maio, o…

10 horas ago

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas no feriado do Dia do Trabalho

Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…

12 horas ago

Câmara de Ilhabela participa de reunião da ABRAMT em Brasília para discutir royalties do petróleo

Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…

17 horas ago