Categories: Política

Câmara aprova mudanças no Código Tributário e projeto que libera uso de celulares em bancos

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou, na noite desta terça-feira (18), a 07ª sessão ordinária do ano, na qual foram discutidos e aprovados, por unanimidade, dois projetos de lei – um de autoria do Executivo e outro da vereadora Gislaine de Oliveira (Dra. Lalá).

O projeto de lei complementar 01/25, do Executivo, foi aprovado por unanimidade. A proposta altera parcialmente a Lei Complementar Municipal nº 1, de 12 de dezembro de 1997 (Código Tributário Municipal), adequando-a às novas diretrizes do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça. Cinco emendas foram apresentadas e também tiveram os votos favoráveis de todos os parlamentares.

Com a aprovação, o município adotará medidas administrativas, como tentativas de conciliação e protesto do título, antes de ajuizar execuções fiscais para a cobrança de créditos municipais. O objetivo da mudança é tornar o processo mais eficiente, evitando ações judiciais desnecessárias e reduzindo custos para a Administração Pública e os contribuintes.

Os vereadores também aprovaram por unanimidade na sessão o projeto de lei nº 09/25, da vereadora Dra. Lalá, que revoga a Lei Municipal nº 1897/2010, que proibia o uso de telefones celulares dentro de agências bancárias e instituições financeiras. A revogação foi justificada pelas mudanças tecnológicas no setor bancário, que tornaram a restrição obsoleta.

De acordo com a vereadora em sua justificativa, com os avanços na digitalização e nos sistemas de segurança, a proibição perdeu a eficácia e passou a dificultar a acessibilidade de idosos e pessoas que necessitam de suporte remoto. A nova legislação moderniza as regras, permitindo o uso responsável de dispositivos móveis sem comprometer a segurança dos estabelecimentos.

Com a aprovação dos projetos, as novas medidas passam a valer conforme os trâmites legais de sanção e publicação.

Na primeira parte da sessão, os vereadores aprovaram 12 requerimentos. Confira abaixo:

REQUERIMENTO Nº 78/25 – Ver Renato Leite Carrijo De Aguilar – Requer informações ao Poder Executivo sobre as providências adotadas em relação ao forte calor dos últimos dias.

 

REQUERIMENTO Nº 79/25 – Ver Renato Leite Carrijo De Aguilar – Solicita ao Poder Executivo informações sobre as renegociações de contratos com fornecedores e prestadores de serviços da Prefeitura de Caraguatatuba desde o início da gestão.

 

REQUERIMENTO Nº 80/25 – Ver Elizeu Onofre Da Silva – Requer informações sobre a quantidade de ambulantes cadastrados no município, sua situação de regularização e fiscalização.

 

REQUERIMENTO Nº 81/25 – Ver Elizeu Onofre Da Silva – Requer informações sobre a previsão de construção do novo Paço Municipal, da Câmara Municipal e da Subprefeitura da Região Sul, conforme previsto no plano de governo do atual prefeito.

 

REQUERIMENTO Nº 82/25 – Ver Vilma Teixeira De Oliveira Santos – Requer do Poder Executivo informações sobre a viabilidade, infraestrutura, recursos humanos, parcerias e impacto da implementação do projeto Cabine Lilás no município de Caraguatatuba, visando garantir um atendimento humanizado e sigiloso às mulheres vítimas de violência.

 

REQUERIMENTO Nº 83/25 – Ver Vera Lúcia De Morais – Requer informações ao Executivo Municipal sobre a viabilidade da instalação de espelhos convexos no contorno em frente à Rodoviária, na Avenida Rio Branco.

 

REQUERIMENTO Nº 84/25 – Ver Cassia Gonçalves De Jesus – Requer informações sobre os serviços disponibilizados pela central 156.

 

REQUERIMENTO Nº 85/25 – Ver Gislaine De Oliveira Carvalho – Requer ao Executivo Municipal a realização de serviços de pavimentação da Rua Ione localizada no bairro Benfica.

 

REQUERIMENTO Nº 86/25 – Ver Vera Lúcia De Morais – Requer informações ao Executivo sobre a possibilidade de destinar 50% das vagas do programa Guarda-Mirim para jovens de baixa renda, por meio da Secretaria de Assistência Social.

 

REQUERIMENTO Nº 87/25 – Ver Elizeu Onofre Da Silva – Requer do Poder Executivo informações sobre os programas de regularização fundiária realizados nos últimos cinco anos no município, incluindo critérios adotados, áreas beneficiadas e eventuais favorecimentos indevidos.

 

REQUERIMENTO Nº 88/25 – Ver José Eduardo Da Silva – Requer do Poder Executivo informações sobre a possibilidade de reforma do centro comunitário e da quadra de futebol da Ponte Seca.

 

REQUERIMENTO Nº 89/25 – Ver José Eduardo Da Silva – Requer do Poder Executivo à informação da possibilidade da instalação de uma agência da EDP na região Sul do nosso município.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fim do defeso do camarão marca retomada da pesca no litoral

A partir de quinta-feira, 1º de maio, está autorizada a pesca de arrasto com tração…

17 horas ago

Justiça obriga Prefeitura de Caraguatatuba a afastar comissionados e elaborar novo plano de cargos em 180 dias. Veja o impacto dessa decisão.

O feriado do dia 1º de maio, tradicionalmente um marco de celebração para os trabalhadores,…

18 horas ago

Motorista fica feriada após acidente na SP-55 no trecho de São Sebastião

Um carro colidiu com a mureta de contenção do trecho da Serra do Guaecá, na Rodovia…

18 horas ago

Serramar Shopping celebra o Dia Internacional do Pilates com aulas abertas e gratuitas no próximo sábado (3)

Em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, celebrado neste ano em 3 de maio, o…

21 horas ago

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas no feriado do Dia do Trabalho

Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…

23 horas ago

Câmara de Ilhabela participa de reunião da ABRAMT em Brasília para discutir royalties do petróleo

Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…

1 dia ago