Câmara aprova proibição de fogos de artifício com estampido

Durante a 28ª sessão ordinária do ano, realizada na noite desta terça-feira, na Câmara Municipal de Caraguatatuba, foi aprovado por unanimidade com emendas o projeto de lei 07/18, de Aurimar Mansano, que tem como co-autor o Vereador Dennis da Silva Guerra, que dispõe sobre a proibição de utilização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com estampido e dá outras providências.

Após passar por audiência pública e ser adiada em duas oportunidades, a propositura proíbe a queima, soltura e manuseio, sendo permitido apenas o uso de artefatos silenciosos. Caso não seja respeitada a lei, haverá multas e demais penalidades a serem definidas pelo Poder Executivo.

De acordo com os Parlamentares responsáveis pelo projeto, a proposta tem como motivo o mal que causa às pessoas que possuem algum tipo de distúrbio, necessidades especiais, idosas, crianças recém nascidas e animais. Os autores ressaltam na justificativa do projeto que o intuito não é acabar com essa tradição, mas não causar a poluição sonora, respeitando assim a todos que são prejudicados com os fogos com estampidos.

Três emendas foram apresentadas e aprovadas. O Vereador Duda Silva modificou o artigo primeiro, que proibia a venda e a compra do artefato, deixando com a seguinte redação: Fica proibida a queima, soltura e manuseio de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com estampido, no município de Caraguatatuba.

Dennis Guerra elaborou uma emenda em que acrescenta um artigo, obrigando os estabelecimentos que comercializam os fogos de artifício a colocar no mínimo um banner, em local de fácil visibilidade, com medida de 100 cm x 0,80 cm com a seguinte mensagem: “Soltar fogos de artifício com estampidos é prejudicial à saúde de pessoas idosas, com síndrome autista e dos animais”.

A última emenda é de Celso Pereira, que acrescenta artigo com a seguinte redação: Executa-se da proibição desta Lei a soltura de fogos de artifício com estampido nas festividades da Igreja Católica onde se comemora o dia de seus respectivos padroeiros.

De autoria do Poder Executivo, foi aprovado na sessão o projeto de lei 057/18, que dispõe sobre alteração de dispositivos da lei municipal nº 2378/17, que estima a receita e fixa as despesas do município de Caraguatatuba para o exercício de 2018. Na justificativa do projeto, o Executivo diz que o modelo adotado para o plano plurianual, na lei de diretrizes orçamentárias e na lei orçamentária vigente foi o de eixos, agrupando os programas e ações, diferente do modelo que vinha sendo utilizado pela municipalidade, que era por secretaria. A forma de contabilização não tem sido reconhecida pelos sistemas de controle e acompanhamento, como AUDESP (Auditoria Eletrônica do Tribunal de Contas do Estado de SP) e pelo SICONFI da Secretaria do Tesouro Nacional.

O Vereador José Eduardo da Silva (Duda Silva) conseguiu a aprovação por unanimidade do projeto de decreto legislativo 026/2018, de sua autoria, que dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Caraguatatubense a Ilustríssima Senhora Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, primeira dama do município e Presidente do Fundo Social de Solidariedades. A indicação se dá pelos relevantes serviços prestados ao município.

A sessão contou ainda com a aprovação em segundo turno do projeto de emenda à LOM 02/18, do Executivo, que altera a redação do artigo 83 da Lei Orgânica do Município. A proposta, aprovada em primeiro turno, trata sobre normas de licitações e contratos da administração pública, e tem como objetivo atualizar valores das modalidades de licitação, para adequar a legislação federal.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fim do defeso do camarão marca retomada da pesca no litoral

A partir de quinta-feira, 1º de maio, está autorizada a pesca de arrasto com tração…

13 horas ago

Justiça obriga Prefeitura de Caraguatatuba a afastar comissionados e elaborar novo plano de cargos em 180 dias. Veja o impacto dessa decisão.

O feriado do dia 1º de maio, tradicionalmente um marco de celebração para os trabalhadores,…

14 horas ago

Motorista fica feriada após acidente na SP-55 no trecho de São Sebastião

Um carro colidiu com a mureta de contenção do trecho da Serra do Guaecá, na Rodovia…

14 horas ago

Serramar Shopping celebra o Dia Internacional do Pilates com aulas abertas e gratuitas no próximo sábado (3)

Em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, celebrado neste ano em 3 de maio, o…

17 horas ago

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas no feriado do Dia do Trabalho

Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…

19 horas ago

Câmara de Ilhabela participa de reunião da ABRAMT em Brasília para discutir royalties do petróleo

Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…

23 horas ago