Categories: GeralPolítica

Câmara aprova projeto que prorroga o prazo para pagamento de Taxas Municipais, ISS e IPTU 2021

A proposta foi colocada em votação durante sessão extraordinária e visa alivio fiscal temporário aos contribuintes e estimulo a continuidade das atividades econômicas

Em sessão extraordinária realizada na última terça-feira (13/04), os vereadores de Ilhabela aprovaram Projeto de Lei Complementar de autoria do Executivo Municipal que concede a prorrogação do prazo de pagamento de Taxas Municipais, do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), no ano de 2021. A propositura tem como objetivo amenizar os impactos na economia local decorrentes da pandemia pelo novo Coronavirus (Covid-19).

Com a proposta, os prazos de vencimentos serão prorrogados sem acréscimos de juros e multa, mantida apenas a correção monetária sobre o valor do débito a partir da data de vencimento original das respectivas parcelas em aberto.

Além do ISS e IPTU, os outros tributos municipais que terão os prazos estendidos são: Taxa de Mesas e Cadeiras e Taxa de Ocupação; Taxas de Feirante e Taxa de Ambulante; e Taxa de Licença de Funcionamento.

O índice adotado para a correção monetária, excepcionalmente, para os impostos de competência do Município, no exercício de 2021, será o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). De acordo com a propositura, o uso do IPCA se justifica pela constatação de que a aplicação de outros índices equivaleria a um aumento indireto nos tributos, não sendo viável, considerando que a prorrogação visa o incentivo a retomada da atividade econômica, viabilizando alívio fiscal temporário aos contribuintes.

A utilização do IPCA não terá efeitos retroativos, sendo descabida a restituição de qualquer diferença em razão de pagamento já efetuado anteriormente a proposta.

Entenda os novos prazos e condições para pagamento dos impostos:

– Taxa de Mesas e Cadeiras e Taxa de Ocupação, prorrogada para junho de 2021, podendo ser pagas em até sete parcelas. Durante as fases laranja e vermelha do Plano São Paulo, a parcela vincenda do mês de referencia fica prorrogada até 15 de dezembro de 2021.

– Taxas de Feirante, Taxa de Ambulante e ISS de autônomos e de estabelecimentos, durante as fases laranja e vermelha do Plano São Paulo, a parcela a vencer no mês de referência fica prorrogada até 15 de dezembro de 2021.

– Taxa de Licença e Funcionamento fica prorrogada, em cota única com desconto de 20% até 02 de julho de 2021, com correção monetária sobre o valor original do débito. Durante as fases laranja e vermelha do Plano São Paulo, a parcela a vencer do mês de referência fica prorrogada até 15 de dezembro de 2021, incidindo correção monetária sobre o valor original do débito.

– IPTU fica prorrogada a cota única com desconto de 15% até 02 de julho de 2021, com correção monetária sobre o valor original do débito. Durante as fases laranja e vermelha do Plano São Paulo, a parcela vincenda do mês de referência fica prorrogada até 15 de dezembro de 2021, incidindo correção monetária sobre o valor original do débito.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

PFL 8: Imagens fortes! Lutador fica com

Sarek Shields acerta duro golpe no rosto de Nick Meck, que fica com uma enorme…

52 minutos ago

Vitinho pede mais tempo para decidir sobre futuro, e Fluminense desiste de contratação

Do lado do Fluminense, o foco passa a ser outras opções para o ataque. Os…

2 horas ago

Torcedor joga sal grosso em estádio de lanterna da Série B

A ideia partiu do auxiliar de enfermagem aposentado Nilson de Castro, de 62 anos, que…

3 horas ago

NFL: Micah Parsons pede para sair dos Cowboys:

Estrela da defesa do Dallas critica publicamente alta cúpula da franquia após meses de fracasso…

4 horas ago

D'Ale comenta situação financeira do Inter e desabafa

Ex-meia acredita que é perseguido por alguns jornalistas, mas evitou nominá-los Source link

5 horas ago

Estado entrega catamarã modernizado para travessia, e vice-prefeito de São Sebastião reforça pedido por novas baias de estacionamento

A secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, esteve em São…

5 horas ago