Câmara comemora os 214 anos do município com entrega de homenagens

Ontem (3/9), os Vereadores fizeram a entrega dos Títulos de Gratidão Caiçara e de Cidadão Honorário a 12 homenageados na Sessão Solene em comemoração aos 214 anos de Ilhabela. A solenidade também foi marcada pela homenagem aos 40 anos de trabalho do Diretor Financeiro da Câmara, Marcos Anchieta, entregue pelo Presidente da Câmara Marquinhos Guti.

O servidor se disse emocionado com todos os envolvidos para surpreendê-lo e contou um pouco de seu orgulho em trabalhar no Legislativo ilhéu. “Tenho orgulho muito grande de trabalhar na Câmara, meu pai era assim. Meu pai trabalhou na prefeitura uns 8 meses de graça, não foi cobrar, porque na época não tinham dinheiro para pagar. Se um dia a Câmara precisar de alguém para trabalhar de graça, eu venho trabalhar, mesmo estando aposentado”, afirmou Anchieta.

O presidente chegou a agradeceu a presença de todos, em especial os homenageados e suas famílias, e reafirmou sua satisfação com a parceria da procuradoria do Executivo e Legislativo para sanar algumas questões dentro do município. O parlamentar enfatizou seu empenho sem conchavos políticos e afirmou que somente o que for benéfico e dentro da Lei será apoiado pelo Legislativo.

A Prefeita Maria das Graças Ferreira fez questão de agradecer Marcos Anchieta por seu trabalho quando ainda era vereadora e falou um pouco de sua intenção à frente do Executivo até o próximo ano.  “Quero dizer que pensando em Ilhabela, nós assinamos um TAC com o Ministério Público para tentar frear construções irregulares. Estamos trabalhando na regularização fundiária, a ocupação desordenada. Vamos tornar Ilhabela um local seguro, estamos fazendo monitoramento da cidade, através de cabines e drones. Vamos cuidar de Ilhabela”, explicou.

Título de Gratidão Caiçara

O primeiro caiçara a receber o título foi o Sr. Denio de Freitas, que recebeu a homenagem do Vereador Gabriel Rocha (SD) por toda sua trajetória. O empresário nasceu no bairro Perequê, em 1947. No final da década de 70 foi vereador, e durante sua fala chegou a brincar que o ex-Secretário de Educação, Antônio Cornélio de Morais Filho é o único colega de Câmara que ainda está vivo.

O presidente Marquinhos Guti (DEM) também fez a entrega do título ao jornalista Edson de Souza por seu empenho em cuidar da cultura caiçara. Autor de dois livros, o homenageado mantém um arquivo físico e digital da história do município. “Eu tenho um sonho de que um dia a gente tenha um arquivo municipal para que todas as pessoas tenham acesso ao que resgatamos”, afirmou o jornalista.

A servidora pública Nilza Vieira, conhecida como Gina recebeu sua homenagem das mãos do Vereador Anísio Oliveira (DEM) que trouxe um resumo de toda a sua história frente aos eventos e transformações no município. “Ninguém faz nada sozinho, comecei na promoção social, fazia de tudo, não existia esse tanto de servidores. Limpava palanque, varria tudo, não tinha essa. Foram 31 anos de total empenho, dedicação”, contou.

O Vereador Dr. Thiago fez a entrega do título ao Dr. Geralcílio Pereira, em razão de toda sua trajetória de vida. O advogado que hoje é presidente da OAB esteve à frente da criação de Comissões importantes em apoio à mulher, aos jovens, aos deficientes e ainda trouxe a oportunidade de auxiliar a população, que não tem condições de pagar para ter os serviços de advogados.

Título de Cidadão Honorário

Diego Torres foi o primeiro a receber o Título de Cidadão Honorário das mãos do Vereador Gabriel Rocha. O homenageado foi lembrado por todo seu trabalho e empenho ao trazer os jovens para o esporte. “Hoje eu refleti sobre a importância desse título e ele é muito importante. Ele é a consolidação, é o momento que marca perante a sociedade, as pessoas que fazem a diferença na cidade. Isso é um grande estímulo para continuarmos a mudar vidas e fazer o trabalho com excelência”, afirmou.

A Dra Ivone Granado recebeu das mãos do Vereador Luiz Paladino (PSB) a homenagem por todo o trabalho beneficente e seu empenho há décadas no Legislativo. “Eu como usurpadora já me sentia cidadã, então agora vou me sentir legalizada. Quero agradecer a todos que estão aqui”, disse a advogada que também ficou conhecida pela longa leitura do processo de julgamento realizado este ano.

A Vereadora Nanci Zanato fez a entrega da homenagem ao Deputado Estadual David Zaia pelos relevantes serviços prestados à população de Ilhabela. O ex-secretário de Estado de Emprego e Relações do Trabalho auxiliou o município na obtenção de alguns recursos para a APAE e outras realizações no município quando ainda não havia a atual pujança financeira.

O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado Maurício Valala, também recebeu a homenagem da Vereadora que contou um pouco mais sobre o advogado que foi um dos primeiros juízes de Ilhabela. “Recebo com muito carinho e amor, porque meu vínculo com Ilhabela é um caso antigo, data de quase 30 anos. Eu vim com a missão de estar no Foro distrital de Ilhabela, porque até então a cidade dependia da Comarca de Sorocaba, isso dificultava muito a vida dos caiçaras”, explicou Valala.

A presidente da APAE de Ilhabela, Alda Maria Areudo recebeu do Vereador Anísio Oliveira o título em gratidão aos trabalhos voluntários realizados à frente da entidade e em outros locais como a Santa Casa de Misericórdia. “Sozinha eu não consigo fazer um trabalho voluntário, então junto com essa equipe maravilhosa a gente consegue fazer a diferença na APAE de Ilhabela”, contou Alda agradecida pelos demais funcionários que prestigiaram o recebimento de sua homenagem.

O Vereador Mateus Pestana (Pc do B) fez a homenagem para Simplício Dias por seu trabalho voluntário ensinando futebol para crianças do município ao longo dos anos. “Não só o futuro de Ilhabela como o do nosso país está em nossas crianças. Através de trabalhos voluntário, não só o meu, como o de outros, que você distingue uma criança, se ela vai ser cidadã do bem ou do mal”, afirmou o homenageado.

O parlamentar também entregou o título para o atleta João Alves de Araújo por seu empenho também no esporte, onde incentiva inúmeros jovens a cuidarem de sua saúde e se manterem longe das ruas. “Eu fico muito agradecido, estou muito contente, porque alguém sempre lembra da gente. Há quanto tempo estou fazendo esse trabalho e o Mateus lembrou de mim”, afirmou João.

O empresário Sebastião Michelim foi homenageado pelo Vereador Cleison Guarubela (DEM) por seu trabalho no município e apoio sempre que necessário para ajudar o próximo. O homenageado Major Olímpio não pode comparecer devido a compromissos no Senado, sendo que a entrega do título deverá ocorrer em outra ocasião.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

3 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

3 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

3 dias ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

4 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

4 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

4 dias ago