Campanha Julho Amarelo encerra com 1.382 testes rápidos realizados e possibilita atendimento a novos pacientes

A Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), da Secretaria de Saúde encerrou no último dia 31, a Campanha ‘Julho Amarelo’, com 1.382 testes rápidos realizados para diagnóstico de hepatites virais B/C, além de Sífilis e HIV.

Foram 596 testes realizados na UAMI, 111 na ação feita dentro do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e 675 no mutirão que ocorreu na Praça do Museu no último sábado (29).

O enfermeiro e coordenador da UAMI, Renato Portes, disse que as expectativas foram superadas. “Intensificamos os trabalhos neste período, ampliando a divulgação de uma forma que conscientizasse as pessoas a procurarem o serviço e que a prevenção é sempre a melhor opção”, destacou.

A partir disso, a UAMI pode diagnosticar um novo caso de hepatite B e um novo de hepatite C, além de 11 Sífilis e cinco HIV. Todos os pacientes já estão em acompanhamento com a UAMI e sendo encaminhados aos atendimentos necessários.

“Por isso é muito importante a conscientização da população. Muitas doenças são assintomáticas no início e apenas com o teste será possível identificá-las. E quando os sintomas aparecem, muitas vezes, estão em estágio avançado, dificultando o tratamento.

Além disso, o ‘Julho Amarelo’ promoveu a capacitação de 55 profissionais de saúde para diagnóstico de teste rápido com atuação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais de referência.

Foi realizado reencontro com 12 pacientes que receberam alta de hepatite a fim de reforçar que quando se faz o tratamento correto a cura é certa; além de palestras e testes aos detentos do Centro de Detenção Provisória (CDP) e palestras para 140 alunos das escolas técnicas de enfermagem SD+, Tableau e Instituto Dom Bosco.

Mesmo com o fim das ações do ‘Julho Amarelo’, a UAMI continua de portas abertas para receber qualquer pessoa, a partir de 12 anos, que deseja realizar os testes rápidos de forma segura e sigilosa para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatite B e C. Os testes podem ser realizados de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h.

O espaço também está aberto para orientações, além dos serviços de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), ambulatório de hormonização e oferta gratuita de preservativos masculino e feminino e gel lubrificante.

A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

20º “Caraguá A Gosto” celebra gastronomia e destaca vencedores da edição 2025

A 20ª edição do tradicional festival gastronômico “Caraguá A Gosto” terminou oficialmente na segunda-feira (15)…

7 horas ago

Homem é preso após agredir ex-mulher com fio de celular e ameaçá-la de morte em Ilhabela

Um homem foi preso na noite de domingo (14), após agredir a ex-mulher  usando um…

10 horas ago

Igor Marcondes, de Caraguatatuba, conquista 7º título em duplas no ano e é vice em simples em Cuiabá

O tenista Igor Marcondes, de 28 anos, natural de Caraguatatuba, brilhou mais uma vez no…

20 horas ago

Procurado por roubo em MG é preso após agredir mulher no Porto Novo em Caraguatatuba

Um homem foi preso na tarde deste domingo (14), após agredir uma mulher no bairro…

21 horas ago

Prefeitura de Ilhabela fortalece regulamentação e incentiva uso de táxis e motoristas de aplicativo para melhorar a mobilidade urbana

Com a proximidade do verão e a expectativa de aumento no fluxo de turistas, a…

21 horas ago