Campanha Julho Amarelo encerra com 1.382 testes rápidos realizados e possibilita atendimento a novos pacientes

A Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), da Secretaria de Saúde encerrou no último dia 31, a Campanha ‘Julho Amarelo’, com 1.382 testes rápidos realizados para diagnóstico de hepatites virais B/C, além de Sífilis e HIV.

Foram 596 testes realizados na UAMI, 111 na ação feita dentro do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e 675 no mutirão que ocorreu na Praça do Museu no último sábado (29).

O enfermeiro e coordenador da UAMI, Renato Portes, disse que as expectativas foram superadas. “Intensificamos os trabalhos neste período, ampliando a divulgação de uma forma que conscientizasse as pessoas a procurarem o serviço e que a prevenção é sempre a melhor opção”, destacou.

A partir disso, a UAMI pode diagnosticar um novo caso de hepatite B e um novo de hepatite C, além de 11 Sífilis e cinco HIV. Todos os pacientes já estão em acompanhamento com a UAMI e sendo encaminhados aos atendimentos necessários.

“Por isso é muito importante a conscientização da população. Muitas doenças são assintomáticas no início e apenas com o teste será possível identificá-las. E quando os sintomas aparecem, muitas vezes, estão em estágio avançado, dificultando o tratamento.

Além disso, o ‘Julho Amarelo’ promoveu a capacitação de 55 profissionais de saúde para diagnóstico de teste rápido com atuação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais de referência.

Foi realizado reencontro com 12 pacientes que receberam alta de hepatite a fim de reforçar que quando se faz o tratamento correto a cura é certa; além de palestras e testes aos detentos do Centro de Detenção Provisória (CDP) e palestras para 140 alunos das escolas técnicas de enfermagem SD+, Tableau e Instituto Dom Bosco.

Mesmo com o fim das ações do ‘Julho Amarelo’, a UAMI continua de portas abertas para receber qualquer pessoa, a partir de 12 anos, que deseja realizar os testes rápidos de forma segura e sigilosa para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatite B e C. Os testes podem ser realizados de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h.

O espaço também está aberto para orientações, além dos serviços de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), ambulatório de hormonização e oferta gratuita de preservativos masculino e feminino e gel lubrificante.

A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h.

Deixe um comentário