Caraguatatuba realiza ações para profissionais da saúde sobre combate à sífilis e reforça importância do diagnóstico precoce

Caraguatatuba realiza nesta semana as ações da ‘Semana D’ em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e Sífilis Congênita que é lembrado no terceiro sábado do mês. Neste ano, o dia será 16 de outubro.

As ações serão promovidas pela Secretaria de Saúde e tem como foco estimular a participação dos profissionais da saúde na luta contra a infecção. Também se espera a redução do número de casos de sífilis, ampliação da cobertura de diagnóstico e tratamento adequado, principalmente durante o pré-natal.

Serão três dias (13, 14 e 15 de outubro) de rodas de conversa voltadas aos profissionais da rede para o esclarecimento de dúvidas e discussão sobre casos e protocolos do Ministério da Saúde quanto ao tratamento e o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece à pessoa que é diagnosticada com sífilis.

A fiscal de saúde pública e organizadora das ações, Ceci Oliveira, explica que é muito importante a população saber que sífilis tem cura e que o tratamento é eficaz e gratuito. “As pessoas precisam compreender a necessidade do diagnóstico precoce, por isso, é primordial procurar o serviço de saúde”, ressalta.

Foto: Luís Gava/PMC

Ainda segundo Ceci, para as gestantes que possuem sífilis o tratamento é ainda mais necessário. Ela enfatiza que ele precisa se estender à mãe e ao parceiro. “A sífilis requer muita atenção, às vezes, é muito difícil identificar os sintomas. Ela pode causar aborto ou nascimento prematuro”.

O tratamento durante o pré-natal evita que bebê adquira problemas graves como, por exemplo, neurológicos. Por isso, Ceci reforça que fazer o teste, em qualquer período gestacional, é “extramente necessário”.

Qualquer pessoa, a partir dos 12 anos, que possua uma vida sexual ativa, ou que tenha sido exposta a alguma situação de risco, pode realizar os testes rápidos para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) – sífilis, HIV/Aids, hepatite C e B.

Os testes são ofertados, gratuitamente, e realizados de forma sigilosa. Ele está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a quinta-feira. Na Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), eles podem ser realizados nos mesmo dias, das 9h às 15h.

Cronograma das ações

Dias 13 e 14 de outubro (para profissionais de saúde): Roda de conversa para equipes de enfermagem do Programa de Saúde da Família (PSF) das UBSs – Presença dos profissionais da Vigilância Epidemiológica do Estado.

Dia 15 de outubro (para profissionais de saúde): Roda de conversa para médicos do PSF – Presença da infectologista da rede municipal de saúde.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Carro pega fogo no trecho de serra da Oswaldo Cruz em Ubatuba

Um carro pegou fogo na tarde desta sexta-feira (2) na serra da rodovia Oswaldo Cruz,…

1 hora ago

Motorista morre após carro bater de frente com ônibus na Rio-Santos em Ubatuba

Um grave acidente registrado na tarde desta sexta-feira (2), na rodovia Rio-Santos (BR-101), em Ubatuba,…

2 horas ago

Ex-prefeito Aguilar Junior usa a suas redes sociais para falar sobre os comissionados

https://www.youtube.com/watch?v=HZk3b4UIBcY O que está acontecendo? Segundo decisão judicial transitada em julgado, a administração municipal terá…

5 horas ago

Homem procurado por estupro é preso em Ilhabela

Um homem de 41 anos, procurado pela Justiça pelo crime de estupro, foi preso na…

9 horas ago

Câmara convoca 01ª sessão extraordinária do ano para este sábado (3)

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizará, neste sábado, dia 03 de maio de 2025, às…

9 horas ago

Parceria entre Saúde e Educação é estratégia de imunização em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba mantém, desde 2021, a exigência do Certificado de Situação Vacinal para…

10 horas ago