Caraguatatuba supera meta e tem o melhor Ideb da história do Litoral Norte

A rede municipal de ensino de Caraguatatuba comemora o trabalho das escolas com os Alunos, Professores, Equipes Gestoras, Apoio Pedagógico, Supervisão, Pais e alunos. O desenvolvimento do plano pedagógico praticado no município está refletido nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, onde foi alcançado o melhor desempenho das cidades do Litoral Norte.

Caraguatatuba obteve o índice de 6,7 no Ensino Fundamental I e no Ensino Fundamental II a 5,7 com o maior destaque na região litorânea e vem numa crescente constante nos índices gerais: subiu de 6,2 (2015) para 6,4 (2017) e 6,7 (2019) no Fundamental I; e de 5,1 (2015) para 5,2 (2017) e 5,7 (2019). As provas foram aplicadas no final do ano passado para alunos dos 5º e 9º anos.
“O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) estabelece como meta que o IDEB do Brasil seja 6,0 até 2021. Essa média corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos. Nós já antecipamos a meta e estamos acima do estabelecido no Fundamental I (6,2) e Fundamental II (5,4)”, declarou a secretária de Educação, Márcia Paiva.

No Fundamental I, o destaque foi a EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues (bairro Indaiá), que obteve 7,7 de índice em 2019. Já no Fundamental II, o destaque foi para a EMEF Prof.ª Maria Moraes de Oliveira (bairro Jardim Gaivotas) que obteve 6,2 de índice em 2019.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e nas médias de desempenho nas avaliações do INEP, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país e a Prova Brasil – para os municípios. O IDEB é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Rio amplia vacinação contra HPV para jovens de até 19 anos de idade

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio amplia a partir desta segunda-feira (4), a…

2 minutos ago

Haddad afirma que há espaço para parceria com os Estados Unidos

Ao comentar sobre a atualização de tarifas impostas pelo governo norte-americano a produtos brasileiros, o…

4 minutos ago

Brasil encara Colômbia em busca do 9º título da Copa América Feminina

A seleção feminina de futebol coloca a prova, neste sábado (2), a hegemonia na Copa…

7 minutos ago

“Mudou minha trajetória”: Júnior Marques relembra apoio de Gusttavo Lima

Em entrevista ao portal LeoDias, o cantor maranhense celebra hit com o embaixador e fala…

59 minutos ago

Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde em setembro

A partir de setembro, pacientes da rede pública poderão ser atendidos de forma gratuita por planos…

1 hora ago

Em ato pró-soberania, manifestantes queimam bandeira e boneco de Trump

Manifestações contra o tarifaço dos Estados Unidos (EUA) imposto ao Brasil e contra a sanção…

1 hora ago