Caraguatatuba supera meta e tem o melhor Ideb da história do Litoral Norte

A rede municipal de ensino de Caraguatatuba comemora o trabalho das escolas com os Alunos, Professores, Equipes Gestoras, Apoio Pedagógico, Supervisão, Pais e alunos. O desenvolvimento do plano pedagógico praticado no município está refletido nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, onde foi alcançado o melhor desempenho das cidades do Litoral Norte.

Caraguatatuba obteve o índice de 6,7 no Ensino Fundamental I e no Ensino Fundamental II a 5,7 com o maior destaque na região litorânea e vem numa crescente constante nos índices gerais: subiu de 6,2 (2015) para 6,4 (2017) e 6,7 (2019) no Fundamental I; e de 5,1 (2015) para 5,2 (2017) e 5,7 (2019). As provas foram aplicadas no final do ano passado para alunos dos 5º e 9º anos.
“O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) estabelece como meta que o IDEB do Brasil seja 6,0 até 2021. Essa média corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos. Nós já antecipamos a meta e estamos acima do estabelecido no Fundamental I (6,2) e Fundamental II (5,4)”, declarou a secretária de Educação, Márcia Paiva.

No Fundamental I, o destaque foi a EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues (bairro Indaiá), que obteve 7,7 de índice em 2019. Já no Fundamental II, o destaque foi para a EMEF Prof.ª Maria Moraes de Oliveira (bairro Jardim Gaivotas) que obteve 6,2 de índice em 2019.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e nas médias de desempenho nas avaliações do INEP, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país e a Prova Brasil – para os municípios. O IDEB é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica.

Deixe uma resposta