Ceramista morre após sofrer um ataque de abelhas em Caraguatatuba

Uma outra pessoa também foi atacada pelo enxame e está internado em estado grave.

Uma equipe da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atenderam uma ocorrência na noite desta quinta-feira (08/08) de ataque de abelhas a dois moradores e um cachorro no bairro da Martim de Sá região norte de Caraguatatuba.

O Ceramista, B.E.L., de 61 anos, não aquentou as ferroadas e veio falecer no fim da noite na UPA da cidade. Uma outra pessoa que não teve o nome revelado está internado na Santa Casa Stella Maris em estado grave. Um cachorro dos moradores também precisou ser levado para o Centro de Zoonoses da cidade, onde passou por veterinário foi medicado e está fora de perigo.

Nossa equipe esteve na tarde desta sexta-feira (09/08) na Rua, Fernão Dias Paes Leme, onde aconteceu o ataque e moradores relataram a gritaria e desespero das vítimas durante o ataque das abelhas, antes da chegada do socorro, “não tinha como saber o que estava acontecendo, até um deles (vítima), gritar por socorro e que estava com o corpo todo dolorido e com abelhas.” Contou um morador que não quis se identificar.

Com a chegada das equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, o local foi isolado para a segurança dos outros moradores. Uma equipe de apicultores usando uma roupa especial com tela, jogou um produto especial para acalmar as abelhas para depois retirar a colmeia e levar para um apiário. O Corpo do Ceramista foi sepultado no começo da tarde no Cemitério Bela Vista.

Agressividade

Durante a época de seca, as abelhas têm muito mel estocado e por isso podem ficar mais agressivas. É que as abelhas não atacam aleatoriamente, pode até ser que um galho de uma árvore caia sobre um ninho e leve a uma perturbação, e caso haja pessoas ou animais próximos, estes serão passíveis de serem ferroados.

Os ataques não fazem parte de nenhum fenômeno. É somente pelo fato de as colmeias estarem inseridas no ambiente urbano, como em telhados, bueiros, caixas de luz e postes. Qualquer perturbação pode provocar um ataque, já que são colônias grandes, geralmente com mais de 10 mil indivíduos. A Defesa Civil contou que, para situações de emergência, somente as equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil devem lidar com a situação e ser chamada imediatamente pelo 199 ou 193.

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Caraguá a Gosto celebra 20ª edição com 48 estabelecimentos participantes

Com os 48 estabelecimentos já definidos, a 20ª edição do Caraguá a Gosto começa a…

10 horas ago

PM Ambiental realiza demolição de construções irregulares em área de preservação permanente em Caraguatatuba

Nesta quarta-feira (30/7), a Polícia Militar Ambiental realizou uma nova operação de demolição no bairro…

16 horas ago

Hospital Regional do Litoral Norte realiza primeira cirurgia de mandíbula

Procedimento de alta complexidade foi realizado com sucesso em paciente da região e durou cerca…

21 horas ago

Polícia investiga assassinato de moradora de rua em Ubatuba

Vítima era moradora em situação de rua e seu corpo foi encontrado em um matagal…

21 horas ago

Maior festival gastronômico do Litoral Norte “Caragua a gosto” destaca origens e traz novidades para surpreender público

Caraguatatuba vive a expectativa de receber mais uma edição do “Caraguá a Gosto”, desta vez…

24 horas ago

“CASAR EM CARAGUÁ” promove empresas do setor em feira de casamento no mês de setembro

Caraguatatuba é destino para aqueles que desejam casar e é o lugar certo para empresas…

1 dia ago