Defesa Civil de Caraguatatuba inicia Plano Preventivo de chuvas de verão e ressaca

O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) e o Plano Preventivo da Defesa Civil para Ressacas (PPDC-R) têm início nesta quarta-feira (1º/12) e vigora até o dia 31 de março de 2021. Em geral, ele ocorre neste período devido às chuvas de verão e tem por objetivo evitar ocorrências de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, o PPDC é dividido em quatro estados: observação, atenção, alerta e alerta máximo conforme o acumulado de chuvas nas áreas de riscos.

Nesta quarta-feira, ele esteve reunido com toda a equipe para reforçar as ações e alerta para os próximos meses. Atualmente, Caraguatatuba tem 19 áreas de risco em 54 setores.

Importante destacar que durante o PPDC a estrutura da Prefeitura fica toda mobilizada. Os decretos de implantação do PPDC e do PPDC-R 2021/2022 devem ser publicados nos próximos dias pelo prefeito Aguilar Junior, mas a partir de hoje as secretarias já estão de prontidão.

Ações de mensagens de texto (SMS), enviadas pelo número 40199, que repassa informações de riscos meteorológicos em qualquer um dos 645 municípios paulistas continuam valendo. Para isso, basta cadastrar o CEP da localidade de onde quer receber o serviço.

Assim, é possível alertar a população sobre a possibilidade de ocorrência dos mais diversos eventos, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e raios.

Em Caraguatatuba, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mantém instalado uma estação (raio de 20 Km de alcance) para acompanhamento das atividades atmosféricas (pluviométricas e elétricas).

Imagem aérea mostra água do mar invadindo a praia do Centro de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

Ressaca

O Plano Preventivo da Defesa Civil para Ressacas (PPDC-R) foi criado em função do aumento do número, da frequência e da magnitude de eventos meteorológico-oceanográficos extremos, como ressacas do mar e as marés altas anômalas, assim como o período chuvoso previsto para os próximos meses, com possibilidade de eventuais riscos à população fixa e flutuante do município, e a necessidade de serem tomadas medidas preventivas pela administração municipal.

O PPDC-R é operado segundo critérios técnicos previstos pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – Casa Militar do Estado de São Paulo (CEPDEC), com base na legislação estadual, monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica, vistorias em encostas, bem como pela mitigação de riscos através da remoção das pessoas residentes ou instaladas nessas áreas e abrigo das famílias que se encontrem ameaçadas, além de especial atenção às áreas onde ocorrem alagamentos e inundações, devido às ressacas e maré alta.

Todas as instituições afins, da prefeitura, junto com a Polícia Militar e voluntários, ficam em estado de prontidão neste período para atendimento de ocorrências. Em caso de emergência o munícipe pode ligar para o telefone 199 da Defesa Civil.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Polícia Militar apreende adolescente por tráfico e descobre casa com mais de 3 mil porções de drogas na Costa Sul

A Polícia Militar apreendeu, na manhã desta sexta-feira (27/6), uma adolescente por tráfico de drogas…

10 horas ago

Caraguatatuba celebra São Pedro com grande procissão marítima no próximo domingo

Caraguatatuba será palco de uma das mais tradicionais manifestações de fé e cultura do Litoral…

10 horas ago

Teatro Mario Covas recebe espetáculo adaptado por Augusto Cury neste sábado

Neste sábado (28/6), às 20h, o Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe o espetáculo “O…

10 horas ago

Ilhabela realiza tradicional Festa de São Pedro Pescador neste fim de semana

A tradicional Festa de São Pedro Pescador será realizada em Ilhabela neste fim de semana…

10 horas ago

Prefeitura de São Sebastião interdita temporariamente píer flutuante da Rua da Praia

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), informa que o…

13 horas ago

Polícia investiga tentativa de homicídio no bairro Olaria em Caraguatatuba

Vítima estava na cidade há três meses vinda da cidade Caçapava no Vale do Paraíba.…

16 horas ago