
Defesa Civil inicia simulados de evacuação de áreas de risco pela Vila Sahy
A Defesa Civil de São Sebastião dá início, na próxima quarta-feira (5/11) a uma série de oito simulados de evacuação de áreas de risco que vão abranger Costa Sul, região central e Costa Norte. O objetivo é simular uma atuação preventiva anterior a ocorrência de eventos climáticos danosos que envolvem movimentação de terra ou inundações bruscas.
O treinamento para os moradores começa pela Vila Sahy, na Costa Sul, a partir das 9h, com os agentes indo a campo e orientando a comunidade das ruas Ricardo Queiróz, 23 de Novembro, Manoel Neto, Paula Gomes, São José, São Jorge, Luís Basílio dos Santos e travessas Pica Pau e Tiê sobre os principais acessos até a chegada ao Ponto Seguro que será no Ginásio Instituto do Verdescola.
Desta vez, a evacuação será com base nas atualizações do Plano de Contingência das Defesa Civil (Plamcon), onde os moradores das áreas vão para o chamado ponto seguro, que pode ser quadras de escolas e ginásios que possuem cobertura, banheiro e água.
O coordenador da Defesa Civil, Ricardo Cardoso dos Santos, explica que a ideia é ter um ponto seguro onde o morador será recebido até a diminuição do temporal. “Havendo a necessidade de uma evacuação preventiva, durante um evento climático extremo, através dos alertas e alarmes emitidos pela Defesa Civil, a população saberá para onde ir para se manter em segurança até que tal situação se encerre” explica o coordenador da Defesa Civil, Ricardo Cardoso dos Santos.
Além das equipes da Defesa Civil, participam do simulado a Polícia Municipal e Departamento de Trânsito, ligadas à Secretaria de Segurança Urbana (Segur), além de colaboradores das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), da Educação (Seduc), de Governo (Segov), de Saúde (Sesau) – com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para recolher os animais – de Serviços Públicos (Sesep) e da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), além do Fundo Social.
Depois da Vila Sahy, os simulados seguem para Juquehy, Jaraguá, Boiçucanga, Topolândia/Olaria, Morro do Abrigo, Itatinga e Maresias. Lembrando que os preceitos para o simulado são marcação de rotas de fuga, áreas de deslizamento ou escorregamento de terra, alagamentos, sinalização de bueiros e ponto seguro.
Confira os locais dos simulados e pontos seguros:
5/11 – Vila Sahy
Ruas a serem evacuadas – Ricardo Queiróz, 23 de Novembro, Manoel Neto, Paula Gomes, São José, São Jorge, Luís Basílio dos Santos e travessas Pica Pau e Tiê.
Ponto Seguro: Ginásio Instituto do Verdescola, Avenida Marginal, 44
7/11 – Juquehy
Ruas a serem evacuadas – Ladislau Serafim dos Santos, Vila Robson, Benedito Lopes de Araújo e Avenida Maurício Benedito Faustino.
Ponto Seguro: Estacionamento da USF II Juquehy, Avenida Dr. Manoel Hipólito do Rego, 2.640
12/11 – Jaraguá
Ruas a serem evacuadas – Avenida Dario Leite Carrijo (a partir do nº 2.941 até próximo ao ginásio) e Rua da Passagem.
Ponto Seguro: Ginásio Municipal de Esportes Solange dos Santos (Ginásio do Jaraguá), Avenida Dario Leite Carrijo, 2.269
14/11 – Boiçucanga
Ruas a serem evacuadas – Tropicanga, Itajubá, Romualdo de Matos, Rio Pequeno e Ato de Matos
Ponto Seguro: Ginásio Municipal Astrogildo Gomes de Oliveira (Ginásio do Cascalho). Rua: Tropicanga, 22
19/11 – Topolândia/Olaria
Ruas a serem evacuadas: São Tomé e Travessa São Tomé,
Ponto Seguro: E.M. Profª Verena de Oliveira Dória, Rua Onofre Santos, 720
26/11 – Morro do Abrigo
Ruas a serem evacuadas: José Justino Moreira, Travessa Sebastião Barão e José L. Aguiar
Ponto Seguro: Escola Municipal Prof. Walfrido Maciel Monteiro (Ginásio), Travessa Guaratinguetá, 36
28/11 – Itatinga
Ruas a serem evacuadas: Vereador Francisco Luciano Nogueira, Travessa Francisco Luciano, Rua da Amizade, Antônio Pereira da Silva
Ponto Seguro: Arena Amaro Buarque Sampaio (Ginásio da Topolândia), Rua: Antônio Pereira da Silva, 188
3/12 – Maresias
Ruas a serem evacuadas: Caraguatá e Porto Seguro
Ponto Seguro: E.M. Profª. Edileusa Brasil Soares de Souza (Ginásio), Rua Agatha Cristynne Anderson,33







