
EDP realiza mutirão para modernização de equipamentos e podas de vegetação com impacto nas redes elétricas em bairros de São Sebastião
Ação acontece no Juquehy e Praia Barra do Sahy e faz parte do Plano Verão 2025/2026 da concessionária
A EDP, distribuidora de energia do Litoral Norte, realiza nesta quinta-feira (23) um mutirão técnico em bairros de São Sebastião, com serviços de podas de vegetação com impacto nas redes elétricas e manutenção preventiva de equipamentos que compõe o sistema. O objetivo da ação é ampliar a confiabilidade e segurança do fornecimento de energia aos clientes residenciais e comerciais da região. A ação conta com o apoio da Prefeitura para a recolha do resíduo das podas.
O mutirão beneficiará mais de 1.600 clientes dos bairros Juquehy e Barra do Sahy. Para o planejamento foram priorizadas as localidades com maior concentração de vegetação próxima da fiação elétrica, visto que este é o principal fator de interferência na qualidade e segurança do fornecimento local. Em situações de ventos e chuvas, a vegetação torna-se grande causa da falta de energia, com queda de galhos sobre as redes.
Os mutirões de melhorias técnicas da EDP acontecem ao longo do ano, principalmente, no período mais seco, e também está dentro da programação do Plano Verão 2025/2026.
“Estamos com equipes especializadas com a máxima dedicação, visando ampliar a resiliência das redes elétricas da região. Os mutirões reforçam a atuação preventiva realizada de forma contínua pela EDP para melhorar a qualidade do fornecimento, especialmente diante do aumento na frequência de eventos climáticos severos”, destaca Claudemir Siqueira, gestor de operação da EDP.
Para minimizar o impacto do clima extremo nas redes de distribuição de energia, a EDP realiza a poda sistemática da vegetação próxima ao sistema elétrico, sendo que todos os serviços seguem normas técnicas e ambientais, buscando o equilíbrio entre a preservação da vegetação e a proteção da rede elétrica. Na ação de hoje, por questão de segurança, em alguns pontos será necessária a interrupção do fornecimento de energia. Para estes casos específicos, os clientes afetados foram previamente comunicados.