Categories: DestaquesPolítica

Em Brasília, articulação do prefeito de São Sebastião assegura permanência do berço público no Porto

Uma comitiva formada pelo prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, acompanhada por empresários e trabalhadores que atuam no Porto de São Sebastião, esteve em Brasília, na última terça-feira (14/10), para uma reunião com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

O encontro teve como pauta a reabertura das negociações referentes ao arrendamento de áreas do Porto de São Sebastião, previsto para ocorrer em abril de 2026.

Desde o anúncio do arrendamento, a comunidade portuária tem lutado para a área pública fosse mantida, de forma a não prejudicar os trabalhadores e empresas portuárias que atuam no Porto. Com isso, o chefe do Executivo de participado de diversas reuniões com o objetivo de defender essa classe e os empregos no porto a comunidade sebastianense.

Após toda essa luta, durante a reunião desta semana, foi confirmada a garantia da manutenção de um berço público e o início de estudos para ampliação da poligonal portuária, o que poderá aumentar a área pública destinada às operações locais.

“O foco da nossa gestão é valorizar e fortalecer as atividades econômicas que o Porto gera para São Sebastião. Com a confirmação do berço público, asseguramos mais oportunidades para os trabalhadores e o desenvolvimento sustentável da nossa cidade”, destacou o prefeito.

Ainda segundo o chefe do Executivo, o próximo passo é viabilizar uma nova área pública que permita à comunidade portuária manter e expandir suas atividades no segundo maior porto do Estado de São Paulo.

O diretor de Assuntos Portuários da Prefeitura, Robson Wilson dos Santos, informou que foi criada uma comissão coordenada pelo prefeito com o objetivo de solucionar as pendências existentes até o final deste ano.

As equipes técnicas do Ministério de Portos e Aeroportos, em conjunto com a Prefeitura de São Sebastião e representantes da comunidade portuária, serão responsáveis pela apresentação dos estudos necessários.

“Nosso cronograma prevê a conclusão dessas definições até o final do ano, uma vez que o leilão de arrendamento está programado para abril de 2026”, explicou o diretor.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Novidades no ar: Repórter Online Litoral ganhará jornal diário com transmissão ao vivo

O Portal de Notícias Repórter Online Litoral, referência na cobertura jornalística de todo o Litoral…

3 horas ago

Homem é detido após tentar furar a fila da balsa e desacatas policiais militares em Ilhabela

Um homem de 30 anos, foi detido na tarde desta quarta-feira (15), por embriaguez e…

4 horas ago

Hospital Mário Covas Júnior implanta sistema automatizado para fracionar medicamentos

Já está em funcionamento no Hospital Mário Covas Júnior, em Ilhabela, um novo equipamento que…

4 horas ago

Etapa do Desafio Aquamundo 2025 chega a São Sebastião com participação de 2 mil atletas no sábado

A praia de Cambury, localizada na Costa Sul de São Sebastião, se prepara para receber…

4 horas ago

Comitê para acompanhamento de População em Situação de Rua é empossado em Caraguatatuba

Os titulares e suplentes do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para…

18 horas ago

Prefeitura de Ilhabela restringe uso do Píer da Vila durante temporada de navios

A Prefeitura de Ilhabela publicou, nesta quarta-feira (15), o Decreto nº 11.524/2025, que estabelece regras…

18 horas ago