Festival Gastronômico está na pauta desta terça-feira da sessão de Câmara

Será realizada a partir das 19h30 desta terça-feira, 03 de setembro, a 26ª sessão ordinária de 2019. Na pauta da ordem do dia estão quatro propostas para serem discutidas e votadas, todas de autoria de Parlamentares.

O primeiro projeto da pauta é o projeto de resolução nº 007/19, do Vereador Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia), que revoga o parágrafo único do artigo 124, altera e acrescenta dispositivos no artigo 125, da Resolução nº 4, de 19 de novembro de 1990 – Regimento Interno.

De acordo com a justificativa da proposta, a revogação do parágrafo único do artigo 124 se faz necessária para não entrar em confronto com a nova redação dada ao § 1º do artigo 125 que, por si próprio, já proíbe a inserção de qualquer matéria em sessão da mesma data de seu protocolamento. Já a inclusão do § 4º ao artigo 125, apenas oferece à Presidência da Câmara uma análise mais profunda sobre a urgência ou não da matéria.

Se aprovado, o §1º do artigo 125 passará a ter a seguinte redação: “A concessão de urgência especial confere celeridade ao projeto para que seja considerado com preferência na sessão ordinária subsequente, com ou sem parecer, exceto o parecer da Assessoria Jurídica da Câmara”.  E, também, fica o artigoo acrescido de §4º, com a seguinte redação: “Caberá à Presidência da Câmara apreciar o mérito da causa que justifique o pedido de urgência especial”.

A sessão terá na pauta também o projeto de lei 045/19, de João Silva de Paula Ferreira (De Paula), que institui e acrescenta à Lei Municipal nº 1352 de 05 de fevereiro de 2007, que institui o calendário oficial de eventos do município, o Festival Gastronômico ETEC Centro Paula Souza – Técnico de Cozinha, a ser realizado anualmente na última semana de maio e sendo organizado por órgãos da administração direta e indireta em parceria com a ETEC.

O Festival Gastronômico foi criado em 2012, em ideia conjunta da Coordenação do Curso Técnico em Cozinha e da área de Relações Públicas da ETEC de Caraguatatuba. O objetivo inicial era o de fomentar a criatividade dos alunos e paralelamente divulgar o curso para os convidados, numa época em que ainda não existiam os famosos programas de competições culinárias na TV aberta. Todas as equipes de alunos deveriam criar pratos a partir de um ingrediente regional previamente selecionado que seriam julgados por uma equipe de especialistas na área de Gastronomia.

O Vereador Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar) apresentará na sessão o projeto de lei 049/19, que institui a Campanha Agosto Lilás, visando sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e a divulgar a Lei Maria da Penha.

O artigo 3º da propositura diz que a campanha prevê a realização, no âmbito municipal, de ações de mobilização, palestra, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários visando a divulgação da Lei Maria da Penha, estendendo-se as atividades durante todo o mês de agosto para o público em geral.

Em sua justificativa, Tato Aguilar lembra que a Lei Maria da Penha proporcionou melhor proteção às vítimas e maior celeridade aos processos judiciais, introduziu também diversas mudanças no ordenamento jurídico, em especial, no Código Penal, onde possibilitou, dentre as várias mudanças, o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher, como por exemplo, o aumento da pena máxima de 01 para 03 anos ao crime de lesão corporal praticado no âmbito da violência doméstica.

O último projeto da pauta é o projeto de lei 050/19, de Evandro do Nascimento (Vandinho), que acrescenta o termo “Transtorno do Espectro do Autismo” ao artigo 1° e § 2° do artigo 1° da Lei Municipal n° 2.301, de 03 de outubro de 2016. Segundo o Vereador, em sua justificativa, a presente proposta apenas inclui na referida lei a obrigatoriedade da empresa detentora dos serviços do transporte coletivo urbano reservar vagas preferenciais para esses cidadãos.

As sessões são transmitidas ao vivo pelo site www.camaracaragua.sp.gov.br, pelo facebook e aplicativo oficial da Câmara Municipal e pela rádio Caraguá FM, 89,5.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Prefeitura de São Sebastião entrega seis máquinas de compressão torácica para atendimento de emergência pelo Samu

São Sebastião deu um grande passo em direção à segurança e ao bem-estar de seus…

2 horas ago

Prefeitura de Ilhabela replanta árvores removidas em obras municipais nos principais canteiros da cidade

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, toma medidas significativas para preservar o meio ambiente e…

2 horas ago

UPAs batem recorde de atendimentos e hospitais de retaguarda estão superlotados

Dados divulgados pela Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento…

2 horas ago

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

3 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

3 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

3 dias ago