
Golpe do falso troco: entenda golpe em que criminosos simulam confusão para enganar atendente e pegar dinheiro
Vídeo mostra exemplo do golpe sendo aplicado em um estabelecimento na região Sul de Caraguatatuba. A polícia alerta para que comerciantes fiquem atentos a clientes que criam confusão na hora do pagamento.
A Polícia Civil já está com as imagens de dois criminosos que aplicaram golpe do troco em comércios de Caraguatatuba. Durante ação os criminosos costumam confundir atendentes de lojas e comércios na hora do pagamento e, no fim, saem com o dinheiro do produto, o item e o troco. Foi o que aconteceu na semana passada num mercadinho no bairro Pegorelly localizado na região Sul da cidade. Toda ação foi registrada por câmeras que já estão com equipes do 1° DP de Caraguatatuba.
No vídeo mostra o momento em que dois homens aplicam o golpe em um mercadinho. Na ocasião, é possível ver quando os criminosos chegam ao estabelecimento. No momento de pagar os produtos, um dos homens entrega uma nota de R$ 100. Assista vídeo.
Entenda como funciona o golpe:
De acordo com a polícia, para conseguir aplicar o golpe, os criminosos utilizam de várias estratégias. Entre elas, questionar o troco, distrair o atendente com conversas, falar que já entregou o dinheiro, mesmo sem ter entregue, e até confundir os comerciantes ao voltar atrás na compra de itens na hora do pagamento. Esse tipo de golpe costuma acontecer em momentos de maior movimento e atinge principalmente comércios de bairro.
🧠 Dicas rápidas para não cair:
✔️ Não troque notas após o início do troco.
✔️ Evite pressa ou distrações durante o atendimento.
✔️ Qualquer movimentação estranha: chame o responsável ou gerente.
✔️ Registre tudo — e se puder, tenha câmeras funcionando!
Segundo a Polícia Civil, os suspeitos já estão sendo identificados, e o boletim de ocorrência foi registrado.