Hospital de Campanha encerra atividades em Ubatuba

Local recebeu 46 pacientes; avaliação da secretaria de Saúde é positiva

Dia 29 de setembro é o último dia de instalação do Hospital de Campanha em Ubatuba. A secretaria de Saúde divulgou um balanço sobre as atividades do local, que recebeu um total de 46 internados durante sua permanência no atendimento aos pacientes com Covid-19 na cidade.

Durante todo o tempo, o Hospital foi administrado pelo Instituto de Apoio a Políticas Públicas (IAPP), responsável pela adaptação do espaço e por sua gestão, incluindo equipamentos, insumos e contratação de profissionais, por meio do processo administrativo 5175/2020 e contrato 33/2020.  A documentação específica pode ser encontrada no Portal da Transparência: https://transparencia.ubatuba.sp.gov.br/licitacao/modalidades.php .

São 30 dias para montagem e desmontagem da estrutura e 90 dias de permanência em atividade: o funcionamento teve início em julho deste ano.

Internação

A diretora de supervisão de Saúde Especializada da Prefeitura, Olívia Samersla, explicou que o modelo de internação adotado no local foi o de coorte geográfica, preconizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), que implica que, para ser encaminhado ao Hospital de Campanha não era obrigatório testar positivo para a Covid-19 – se a pessoa apresentasse algum tipo de sintoma ou sinais clínicos, o paciente era encaminhado ao local para realizar todos os exames necessários até a confirmação ou não do diagnóstico.

A média de tempo de internação foi de sete a dez dias. Do total de 46 internações, três, infelizmente, evoluíram mal, foram transferidos e faleceram alguns dias depois; nove negativaram após os exames e 37 foram recuperados.

“Nesses três meses de funcionamento, a capacidade de internação se manteve de 30% a 40%. Avaliamos positivamente, porque indica que todas as ações que a municipalidade adotou, referente a distanciamento social e medidas de contenção da propagação do vírus foram eficientes. O fechamento do comercio e isolamento social foram fundamentais para que conseguíssemos manter a situação sanitária sob controle”, comemorou.

“O que justificou a montagem do Hospital foi um estudo do instituto Adolpho Lutz, elaborado especificamente para Ubatuba, contanto com a taxa de isolamento social de 62%. Se nenhuma medida sanitária tivesse adotada na época, teríamos alcançado as taxas previstas pelo estudo, que eram de 1500 gravemente contaminados e cerca de 315 óbitos”, destacou a diretora.

Encerramento

Apesar do encerramento das atividades do Hospital, Olívia comentou que alguns equipamentos ficarão para o uso da municipalidade, como ventiladores, mobiliários hospitalares e medicações.

“Todas as coisas que irão ficar estão sendo catalogadas e serão direcionadas para os equipamentos de Saúde. Vamos conseguir assistir a Santa Casa – inclusive com medicações; atenção básica e pronto-atendimentos”, garantiu.

Balanço

*Até 28 de setembro:  total de 46 internados;

*Todos fizeram cinco refeições ao dia;

*Equipe: enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos intensivistas, equipe de higienização, auxiliares de farmácia, além de controladores de acesso e equipe administrativa, como técnicos de informática e recepcionista;

*Leitos: 38 leitos de média e baixa complexidade e dois leitos de UTI para estabilização de pacientes;

*Estrutura:  área de recepção e controle de acesso, laboratório, farmácia, refeitório e banheiros com chuveiros para os profissionais. Uma ambulância UTI também esteve à disposição 24 horas por dia.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

IETEC abre pré-inscrições para cursos de “Massas Folhadas e Semi Folhadas” e “Fabricação de Macarrons” em parceria com SENAI

A Ilhabela Escola Técnica (IETEC), em parceria com o SENAI, está com o período de pré-inscrições…

5 horas ago

HRLN adota veículos elétricos infantis para levar crianças ao centro cirúrgico e reforça ações de humanização

Carrinhos e motocicletas elétricas tornam a ida das crianças ao centro cirúrgico mais divertida, acolhedora…

7 horas ago

Estreia do Jornal Repórter Online Litoral agrada telespectadores nas redes sociais

A estreia do Jornal Repórter Online Litoral foi recebida com entusiasmo pelos telespectadores nas redes…

7 horas ago

Criança sofre ferimentos leves após cair de patinete elétrico em Caraguatatuba

Uma criança de 12 anos sofreu ferimentos leves após cair de um patinete elétrico na…

11 horas ago

Polícia Municipal de São Sebastião prende motorista embriagado

Na manhã deste sábado (1º), a Polícia Municipal de São Sebastião, com apoio do Centro…

1 dia ago

Presidente da Câmara estreia ciclo de entrevistas do Jornal Repórter Online Litoral ao vivo nesta segunda-feira (3/11)

O presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Antônio Carlos Junior (PODEMOS), será o primeiro convidado…

1 dia ago