Nesta segunda-feira (16), o Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) deu início à semana institucional em prol da saúde mental, evento ligado ao movimento Janeiro Branco, que este ano tem como tema “A vida pede equilíbrio!”. O evento de abertura foi realizado na sala do Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPH) do HCSS e voltado a colaboradores de todos os setores do hospital.
O prefeito Felipe Augusto participou do evento e destacou que começar o ano falando sobre saúde mental nos ajuda a despertar a consciência para o que precisamos mudar em nosso cotidiano. “Nos últimos anos, por conta da pandemia, enfrentamos situações que ninguém conhecia, houve uma mudança gigantesca na sociedade. E vocês, que estão na linha de frente, passaram por toda essa pressão. Agora é o momento de cuidar de nós, nosso maior patrimônio”, diz.
O prefeito explicou que a avaliação da atual gestão é muito positiva, variando entre 85% e 95% de aprovação, e que grande parte desse resultado é devido ao acolhimento e qualidade do atendimento recebido pela população. “De nada adianta investirmos em prédios, equipamentos, se o cidadão não recebe um bom atendimento, põe tudo a perder”, diz.
Na sequência, a psicóloga e a diretora do Departamento de Políticas Públicas em Saúde, Carla Brasil de Oliveira, ministrou palestra sobre o tema: “A vida pede equilíbrio”.
Ela enfocou que, para cuidarmos da nossa saúde mental, precisamos buscar nosso ponto de equilíbrio. “É normal sentirmos raiva e tristeza, mas temos que aprender a lidar com esses sentimentos, assim como a euforia. Não podemos abafar o que sentimos; nos sentarmos em uma praça para conversar com amigos já é promover saúde mental”, diz.
Carla contou que o Brasil é um dos países com maior número de pessoas ansiosas ou depressivas, quadro que, infelizmente, também está crescendo entre crianças e adolescentes. “Vivemos nos autossabotando, por meio das substituições alimentares e falta de tempo para exercício, por exemplo. Esperamos chegar nos limites da saúde física e mental para mudar. Precisamos planejar o que mudar em nós, colocar no papel”, diz.
Entre as dicas para cuidarmos da nossa saúde mental estão buscar o autoconhecimento, que leva à autoaceitação e à autoestima; cultivar bons relacionamentos; fazer atividades físicas; manter uma alimentação saudável; fazer atividades como meditação e yoga; cultivar a espiritualidade e contemplar a natureza.
Após a palestra, os funcionários participaram de sessões de terapias integrativas e, à tarde, de oficina de meditação.
A programação segue nesta terça-feira (17), às 9h30, com palestra sobre saúde mental ministrada pelo Dr. Braulio Tavolaro; e na quarta-feira (18) com palestras sobre o mesmo tema ministradas pela Dra. Elizabete Alves, às 9h30, e pela psicóloga Aline Leopoldino, às 11h. Haverá, também, sessões de massoterapia o dia todo.
O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba (IPMU) realiza o Recadastramento Anual obrigatório para aposentados…
A Escola Técnica Estadual (Etec) Paula Souza caraguatatuba– Classe Descentralizada de Ubatuba, que funciona na…
Moradores da região Norte têm a oportunidade de participar da terceira e última audiência pública…
https://youtu.be/j2MNmdqJOqs
Na tarde deste sábado (13), durante operação saturação no bairro Golfinho, visando coibir roubos, furtos…
Um motociclista que realizava um serviço delivery de drogas foi interceptado por agentes da GCM…