Hospital de Clínicas de São Sebastião promove semana institucional em prol da saúde mental

Nesta segunda-feira (16), o Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) deu início à semana institucional em prol da saúde mental, evento ligado ao movimento Janeiro Branco, que este ano tem como tema “A vida pede equilíbrio!”. O evento de abertura foi realizado na sala do Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPH) do HCSS e voltado a colaboradores de todos os setores do hospital.

O prefeito Felipe Augusto participou do evento e destacou que começar o ano falando sobre saúde mental nos ajuda a despertar a consciência para o que precisamos mudar em nosso cotidiano. “Nos últimos anos, por conta da pandemia, enfrentamos situações que ninguém conhecia, houve uma mudança gigantesca na sociedade. E vocês, que estão na linha de frente, passaram por toda essa pressão. Agora é o momento de cuidar de nós, nosso maior patrimônio”, diz.

O prefeito explicou que a avaliação da atual gestão é muito positiva, variando entre 85% e 95% de aprovação, e que grande parte desse resultado é devido ao acolhimento e qualidade do atendimento recebido pela população. “De nada adianta investirmos em prédios, equipamentos, se o cidadão não recebe um bom atendimento, põe tudo a perder”, diz.

Na sequência, a psicóloga e a diretora do Departamento de Políticas Públicas em Saúde, Carla Brasil de Oliveira, ministrou palestra sobre o tema: “A vida pede equilíbrio”.

Ela enfocou que, para cuidarmos da nossa saúde mental, precisamos buscar nosso ponto de equilíbrio. “É normal sentirmos raiva e tristeza, mas temos que aprender a lidar com esses sentimentos, assim como a euforia. Não podemos abafar o que sentimos; nos sentarmos em uma praça para conversar com amigos já é promover saúde mental”, diz.

Carla contou que o Brasil é um dos países com maior número de pessoas ansiosas ou depressivas, quadro que, infelizmente, também está crescendo entre crianças e adolescentes. “Vivemos nos autossabotando, por meio das substituições alimentares e falta de tempo para exercício, por exemplo. Esperamos chegar nos limites da saúde física e mental para mudar. Precisamos planejar o que mudar em nós, colocar no papel”, diz.

Entre as dicas para cuidarmos da nossa saúde mental estão buscar o autoconhecimento, que leva à autoaceitação e à autoestima; cultivar bons relacionamentos; fazer atividades físicas; manter uma alimentação saudável; fazer atividades como meditação e yoga; cultivar a espiritualidade e contemplar a natureza.

Após a palestra, os funcionários participaram de sessões de terapias integrativas e, à tarde, de oficina de meditação.

A programação segue nesta terça-feira (17), às 9h30, com palestra sobre saúde mental ministrada pelo Dr. Braulio Tavolaro; e na quarta-feira (18) com palestras sobre o mesmo tema ministradas pela Dra. Elizabete Alves, às 9h30, e pela psicóloga Aline Leopoldino, às 11h. Haverá, também, sessões de massoterapia o dia todo.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!