Categories: CidadesGeral

Ilhabela celebra Dia Mundial das Tartarugas-Marinhas com soltura de tartarugas reabilitadas

No último dia 16 de junho, em celebração ao Dia Mundial das Tartarugas-Marinhas, o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), com apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela, realizou a emocionante soltura de duas tartarugas-verdes reabilitadas nas praias do Engenho D’Água e Barreiros, em Ilhabela.

“Fiquei muito feliz em poder participar dessa ação. Os trabalhos de resgate, reabilitação, soltura e monitoramento pós-soltura são ações importantes na conservação e preservação dos animais marinhos, garantindo a preservação e conservação das espécies”, destacou a Secretária de Meio Ambiente e Engenheira Florestal, Kátia Freire.

As tartarugas, ambas jovens da espécie Chelonia mydas, popularmente conhecidas como tartarugas-verdes, foram resgatadas pela equipe do Instituto Argonauta, uma das instituições executoras do PMP-BS. Após o resgate, elas foram encaminhadas para a Unidade de Estabilização do Instituto Argonauta em São Sebastião, onde receberam os primeiros cuidados. Posteriormente, as tartarugas foram transferidas para a Fundação Projeto Tamar, em Ubatuba, onde passaram por um rigoroso processo de reabilitação até estarem prontas para retornar ao oceano.

O evento de soltura, realizado na manhã do sábado (18), reuniu cerca de 150 pessoas que acompanharam, emocionadas, o retorno das tartarugas ao mar. A ocasião foi uma oportunidade para sensibilizar a comunidade sobre a importância da conservação das tartarugas-marinhas e da biodiversidade marinha.

Importância da Conservação das Tartarugas-Verdes

As tartarugas-verdes podem atingir até 143 cm de comprimento curvilíneo de carapaça e pesar até 230 kg. Elas são encontradas em mares tropicais e subtropicais, em águas costeiras e ao redor de ilhas, sendo raramente vistas em alto-mar. No Brasil, as principais áreas de desova incluem as Ilhas Oceânicas de Trindade, a Reserva Biológica do Atol das Rocas e o Arquipélago de Fernando de Noronha. As áreas de alimentação são predominantemente costeiras, sendo comum a presença de juvenis na nossa região.

Atualmente, essas tartarugas estão classificadas como “Em Perigo” pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e como “Quase Ameaçadas” na lista oficial do Ministério do Meio Ambiente (MMA) do Brasil. Essa mudança na classificação reforça a necessidade de esforços contínuos para a proteção e conservação desses animais.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fim do defeso do camarão marca retomada da pesca no litoral

A partir de quinta-feira, 1º de maio, está autorizada a pesca de arrasto com tração…

8 horas ago

Justiça obriga Prefeitura de Caraguatatuba a afastar comissionados e elaborar novo plano de cargos em 180 dias. Veja o impacto dessa decisão.

O feriado do dia 1º de maio, tradicionalmente um marco de celebração para os trabalhadores,…

9 horas ago

Motorista fica feriada após acidente na SP-55 no trecho de São Sebastião

Um carro colidiu com a mureta de contenção do trecho da Serra do Guaecá, na Rodovia…

9 horas ago

Serramar Shopping celebra o Dia Internacional do Pilates com aulas abertas e gratuitas no próximo sábado (3)

Em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, celebrado neste ano em 3 de maio, o…

12 horas ago

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas no feriado do Dia do Trabalho

Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…

14 horas ago

Câmara de Ilhabela participa de reunião da ABRAMT em Brasília para discutir royalties do petróleo

Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…

18 horas ago