Categories: CaraguatatubaCidades

Imagem de Iemanjá em Caraguá, deve receber vários visitantes no seu dia

Hoje, 2 de fevereiro, é dia de uma das orixás mais reverenciadas pelas religiões de matriz africana: Iemanjá. A data é comemorada em várias cidades com as tradicionais oferendas e presentes. Hoje desde as primeiras horas desta sexta-feira (2), a imagem de Iemanjá na Praia do Centro em Caraguatatuba tem recebido oferendas como flores, perfumes e orações pelos seus devotos. Em Caraguatatuba a festa é realizada no dia 9 de dezembro que faz parte do calendário oficial de eventos do município.

História da Festa de Iemanjá em Caraguatatuba

A tradição da festa em homenagem à Iemanjá teve início no ano de 1923 quando um grupo de 25 pescadores resolveu oferecer presentes para a mãe das águas. Nesta época, os peixes estavam escassos no mar. Todos os anos os pescadores pedem a Iemanjá que lhes dê fartura de peixes e um mar tranquilo.

No início, a celebração era feita em conjunto com a Igreja Católica, numa demonstração do sincretismo religioso. Na década de 1960, um padre teria ofendido os pescadores, chamando-os de ignorantes por cultuarem uma sereia. O fato provocou um rompimento com a igreja e a partir daí os pescadores passaram a realizar a festa apenas em homenagem a Iemanjá.

Existe uma superstição sobre os presentes dados a Iemanjá que não afundam, indo parar na areia da praia. Segundo ela, Iemanjá não gostou do presente e o teria devolvido causando grande frustração aos devotos. Em geral, presentes feitos com materiais leves ou ocos costumam não afundar. Nem mesmo o presente principal, feito pelos pescadores, está livre deste infortúnio. Algumas vezes foi preciso amarrá-lo a algo pesado para que pudesse afundar.

Segundo a lenda, o cavalo marinho é o guardião da casa de Iemanjá, sendo ele o seu mensageiro mais rápido. É comum que imagens deste animal sejam oferecidas pelos devotos.

Todos os anos um presente principal é preparado para ser oferecido à Iemanjá e com ele vão as oferendas preparadas pela ialorixá responsável pelo comando da festa. Estas oferendas, cujos preparativos são cercados de rituais e fundamentos sagrados e secretos, demoram sete dias para ficar prontas.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Quiosqueiros da Martim de Sá recebem termos de regularização do Projeto de Intervenção Urbanística

Em cerimônia que reuniu autoridades municipais, técnicos e quiosqueiros da Praia Martim de Sá, foram…

48 minutos ago

Tamoios e PMRv realizam Blitz Educativa em Caraguatatuba

Atividade faz parte das ações do Maio Amarelo 2025 Equipes da Concessionária Tamoios e da…

12 horas ago

Servidores de São Sebastião intensificam mobilização por reajuste salarial

Prefeitura promete novos estudos, destaca contenção de gastos, mas ainda não apresenta proposta concreta; categoria…

13 horas ago

Artista Débora Bergamini, de Ilhabela (SP), apresenta “filme-experiência” com tecnologia de realidade estendida (XR) em Cannes

“HUMAN XR: uma experiência imersiva e interativa em realidade mista” integrará evento paralelo do Festival…

13 horas ago

Proibição de atendimento em hospitais, multa para fura-fila e apoio psicológico; bebês ‘reborn’ chegam ao Congresso

Três projetos sobre o tema foram protocolados na Câmara nesta quinta-feira (15). Universo de bonecas…

17 horas ago

Gran Cup Brasil de Ciclismo desafia atletas em 128 km de resistência

No próximo dia 25, Ubatuba será palco de um dos principais eventos de ciclismo de…

17 horas ago