Imagem de Iemanjá em Caraguá, deve receber vários visitantes no seu dia

Hoje, 2 de fevereiro, é dia de uma das orixás mais reverenciadas pelas religiões de matriz africana: Iemanjá. A data é comemorada em várias cidades com as tradicionais oferendas e presentes. Hoje desde as primeiras horas desta sexta-feira (2), a imagem de Iemanjá na Praia do Centro em Caraguatatuba tem recebido oferendas como flores, perfumes e orações pelos seus devotos. Em Caraguatatuba a festa é realizada no dia 9 de dezembro que faz parte do calendário oficial de eventos do município.

História da Festa de Iemanjá em Caraguatatuba

A tradição da festa em homenagem à Iemanjá teve início no ano de 1923 quando um grupo de 25 pescadores resolveu oferecer presentes para a mãe das águas. Nesta época, os peixes estavam escassos no mar. Todos os anos os pescadores pedem a Iemanjá que lhes dê fartura de peixes e um mar tranquilo.

No início, a celebração era feita em conjunto com a Igreja Católica, numa demonstração do sincretismo religioso. Na década de 1960, um padre teria ofendido os pescadores, chamando-os de ignorantes por cultuarem uma sereia. O fato provocou um rompimento com a igreja e a partir daí os pescadores passaram a realizar a festa apenas em homenagem a Iemanjá.

Existe uma superstição sobre os presentes dados a Iemanjá que não afundam, indo parar na areia da praia. Segundo ela, Iemanjá não gostou do presente e o teria devolvido causando grande frustração aos devotos. Em geral, presentes feitos com materiais leves ou ocos costumam não afundar. Nem mesmo o presente principal, feito pelos pescadores, está livre deste infortúnio. Algumas vezes foi preciso amarrá-lo a algo pesado para que pudesse afundar.

Segundo a lenda, o cavalo marinho é o guardião da casa de Iemanjá, sendo ele o seu mensageiro mais rápido. É comum que imagens deste animal sejam oferecidas pelos devotos.

Todos os anos um presente principal é preparado para ser oferecido à Iemanjá e com ele vão as oferendas preparadas pela ialorixá responsável pelo comando da festa. Estas oferendas, cujos preparativos são cercados de rituais e fundamentos sagrados e secretos, demoram sete dias para ficar prontas.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!