
Imagem Peregrina de São Miguel Arcanjo chega a Caraguatatuba neste sábado
Neste sábado (13) Caraguatatuba se torna destino de milhares de fiéis que devem acompanhar a peregrinação da Imagem de São Miguel Arcanjo, organizada pela Diocese de Caraguatatuba e pelo Instituto Hesed, de Fortaleza (CE), com apoio do governo municipal. O evento prevê mais de 10 mil pessoas na cidade.
O evento religioso tem início às 18h, na Praça da Cultura, no Centro, e inclui missa com a Consagração da Diocese, momentos de pregação, louvor, shows, Terço do Combate e o Rosário da Madrugada, devendo perdurar até a manhã de domingo (14).
A programação musical vai contar com apresentações do Instituto Hesed, Juninho Cassimiro, Padre Elimar Azevedo e da banda Shekinah.
Caraguatatuba é a primeira cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte a receber a Imagem Peregrina do Arcanjo, vinda do Monte Gargano, na Itália, que já percorreu diversas regiões do país dentro da missão “A Grande Reconquista”.
Estarão presentes as irmãs Maria Joana e Maria Raquel, os irmãos Luís Maria e Gabriel Maria, além de demais membros do Instituto Hesed. Um dos momentos mais esperados da noite é a consagração da Diocese de Caraguatatuba a São Miguel Arcanjo, que deve ser conduzido pelo bispo diocesano local, Dom José Carlos Chacorowski.
Movimento de fé e impacto econômico
Embora religioso, o evento deve gerar reflexos significativos na economia local. A estimativa é que entre 10 e 15 mil pessoas participem da programação, ampliando a circulação no comércio, na rede hoteleira, em restaurantes e no transporte. Para o governo municipal, o turismo religioso reforça a vocação de Caraguatatuba para receber grandes eventos e contribui para intensificar o movimento no Centro em um período de alta demanda.
Peregrinação nacional
A Imagem Peregrina integra a missão “A Grande Reconquista”, que busca consagrar dioceses brasileiras a São Miguel Arcanjo e já passou por cidades como Fortaleza, Criciúma, Rio de Janeiro, Palmas, Santa Bárbara d’Oeste, Distrito Federal, Curitiba, Maceió, Belém, Feira de Santana, entre outras. A devoção ao Arcanjo é tradicional na Igreja Católica e reconhece São Miguel como protetor e defensor da fé, com práticas como orações, novenas e a Quaresma de São Miguel, celebrada antes de sua festa em 29 de setembro.







