A Campanha ‘Julho Amarelo’ inicia neste sábado (1º/07) para reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, por meio da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) da Secretaria Municipal de Saúde.
Serão realizadas diversas ações durante o mês de julho para divulgar os serviços do município. A primeira será neste sábado, das 8h às 17h, com Teste Rápido de HIV, Hepatite B e C e Sífilis para identificar e tratar casos positivos. O teste é feito em uma sala privada na Videoteca Lucio Braun, na Praça do Caiçara (Museu), no Centro.
Durante todo mês, a equipe da UAMI estará nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), com ações preventivas, orientações e teste rápido.
Sobre a doença
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No caso específico das hepatites virais, que são o foco da campanha ‘Julho Amarelo’, são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras A, B, C, D e E.
– Hepatite A: tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.
– Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência; atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.
– Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina.
– Hepatite D: ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra hepatite B também protege de uma infecção com hepatite D.
– Hepatite E: é transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.
O enfermeiro e coordenador da UAMI, Renato Portes, reforça que a equipe está preparada para receber toda população que procurar o serviço. “Também enfatizo o trabalho da Atenção Básica, nas Unidades de Saúde (UBSs), que realiza um excelente trabalho de prevenção com os pacientes”, destacou.
Confira a programação:
01/07 – Teste rápido Praça do Caiçara (museu), das 8h às 17h.
De 03 a 18/07 – Ações na Atenção Básica – Unidades de Saúde, das 14h às 17h.
De 19 e 20/07 – Ações nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), das 14h às 17h.
28/07- Encerramento da Campanha Julho Amarelo, com palestra da infectologista Dra Natalia – Fundacc, das 18h às 22h.
UAMI
A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h. A realização de testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é feita das 9h às 15h, de segunda a quinta-feira.
https://www.youtube.com/watch?v=HWEmexqtE54
No último sábado, 17 de maio, uma operação conjunta realizada pelo Grupamento Tático da Polícia…
A Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) da Saúde da Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou no…
No local, também estão servidores da Secretaria de Serviços Públicos que estão com salários na…
“Foi simplesmente inesquecível! A gente nasceu no mar, pescando desde criança, mas cada vez que…
Evento, que é uma edição especial, trazendo o pistache como diferencial, acontecerá no estacionamento do…