‘Julho Amarelo’: Campanha inicia neste sábado com teste rápido de HIV, hepatites virais e sífilis na Praça do Caiçara

A Campanha ‘Julho Amarelo’ inicia neste sábado (1º/07) para reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, por meio da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) da Secretaria Municipal de Saúde.

Serão realizadas diversas ações durante o mês de julho para divulgar os serviços do município. A primeira será neste sábado, das 8h às 17h, com Teste Rápido de HIV, Hepatite B e C e Sífilis para identificar e tratar casos positivos. O teste é feito em uma sala privada na Videoteca Lucio Braun, na Praça do Caiçara (Museu), no Centro.

Durante todo mês, a equipe da UAMI estará nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), com ações preventivas, orientações e teste rápido.

Sobre a doença

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No caso específico das hepatites virais, que são o foco da campanha ‘Julho Amarelo’, são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras A, B, C, D e E.

– Hepatite A: tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.

– Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência; atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.

– Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina.

– Hepatite D: ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra hepatite B também protege de uma infecção com hepatite D.

– Hepatite E: é transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.

O enfermeiro e coordenador da UAMI, Renato Portes, reforça que a equipe está preparada para receber toda população que procurar o serviço. “Também enfatizo o trabalho da Atenção Básica, nas Unidades de Saúde (UBSs), que realiza um excelente trabalho de prevenção com os pacientes”, destacou.

Confira a programação:

01/07 – Teste rápido Praça do Caiçara (museu), das 8h às 17h.

De 03 a 18/07 – Ações na Atenção Básica – Unidades de Saúde, das 14h às 17h.

De 19 e 20/07 – Ações nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), das 14h às 17h.

28/07- Encerramento da Campanha Julho Amarelo, com palestra da infectologista Dra Natalia – Fundacc, das 18h às 22h.

UAMI

A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h. A realização de testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é feita das 9h às 15h, de segunda a quinta-feira.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!