Mais de 200 pessoas receberam dose da vacina contra sarampo durante campanha em Caraguatatuba

De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau) de Caraguatatuba, desde o início da 2ª fase da Campanha de Vacinação contra sarampo, 381 pessoas compareceram às Unidades de Básicas de Saúde (UBSs) para fazerem a verificação da carteirinha de vacina. Dessas, 215 precisaram receber dose da vacina tríplice viral, que protege contra caxumba e rubéola.

Foram aplicadas 62 doses da vacina em crianças (de seis meses a menores de dez anos), e outras 12 em jovens, de 15 a 29 anos. Já entre os adultos, de 30 a 49 anos, foram 141 doses.

A campanha, que segue até o dia 31 de agosto, tem como público-alvo a população de 30 a 49 anos. A intenção é reforçar a imunização dessa faixa etária, mesmo que a pessoa já tenha tomado uma dose vacina. Além, de imunizar crianças e jovens, de seis meses a 29 anos que estão com a carteirinha de vacina desatualizada.

A enfermeira e coordenadora de vacinas da Vigilância Epidemiológica, Danielle Rodrigues, ressaltou que “embora o número de casos no município seja baixo, é importante que a pessoa se vacine por conta da quantidade de casos confirmados da doença no Estado”. Além disso, segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil está na lista dos países mais afetados pela doença.

Até o momento, o município registrou apenas um caso da doença, em uma criança de 10 anos. Em 2019 foram registrados 11 casos positivos da doença em Caraguatatuba. Nenhum deles veio a óbito.

A Vigilância alertou que as pessoas devem comparecer as unidades de saúde para se vacinar, mesmo com a circulação do novo coronavírus (Sars-Cov-2) – Covid-19. “A pessoa deve respeitar as recomendações de distanciamento social e fazer o uso de máscara de proteção quando for receber a vacina”.

Sintomas do sarampo

A Vigilância alertou que o sarampo é uma doença respiratória grave e pode causar complicações renais. A principal característica são as manchas vermelhas que se iniciam na cabeça e seguem para o tronco. Tosse, coriza e febre alta estão entre os sintomas mais comuns da doença.

Os pacientes que apresentarem os sintomas devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência. É importante não se medicar sem antes passar por um profissional.

Onde encontrar a vacina?

A vacina contra sarampo pode ser encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto as do Tinga e Rio do Ouro (região central) e Massaguaçu e Tabatinga (região norte), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Quem é atendido pelas UBSs Tabatinga ou Massaguaçu deverá se dirigir à EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu) para receber a dose da vacina, de segunda a sexta-feira, também no mesmo horário. A UBS do bairro Tinga passa por reforma de melhorias do local. Por isso, a vacinação será realizada na EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto. Usuários do posto de saúde do Rio do Ouro devem procurar a UBS Jaraguazinho para receber a dose da vacina.

Serviço – Confira o endereço de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba: https://tinyurl.com/y7nsteo3.

Confira o endereço das escolas municipais:

EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca: Rua Itália Baffi Magni, 581 – Massaguaçu.

EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto: Rua Denilza Sebastiana dos Santos, 75 – Tinga.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

24 horas ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

24 horas ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

1 dia ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

2 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

2 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

2 dias ago