Mais de 200 pessoas receberam dose da vacina contra sarampo durante campanha em Caraguatatuba

De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau) de Caraguatatuba, desde o início da 2ª fase da Campanha de Vacinação contra sarampo, 381 pessoas compareceram às Unidades de Básicas de Saúde (UBSs) para fazerem a verificação da carteirinha de vacina. Dessas, 215 precisaram receber dose da vacina tríplice viral, que protege contra caxumba e rubéola.

Foram aplicadas 62 doses da vacina em crianças (de seis meses a menores de dez anos), e outras 12 em jovens, de 15 a 29 anos. Já entre os adultos, de 30 a 49 anos, foram 141 doses.

A campanha, que segue até o dia 31 de agosto, tem como público-alvo a população de 30 a 49 anos. A intenção é reforçar a imunização dessa faixa etária, mesmo que a pessoa já tenha tomado uma dose vacina. Além, de imunizar crianças e jovens, de seis meses a 29 anos que estão com a carteirinha de vacina desatualizada.

A enfermeira e coordenadora de vacinas da Vigilância Epidemiológica, Danielle Rodrigues, ressaltou que “embora o número de casos no município seja baixo, é importante que a pessoa se vacine por conta da quantidade de casos confirmados da doença no Estado”. Além disso, segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil está na lista dos países mais afetados pela doença.

Até o momento, o município registrou apenas um caso da doença, em uma criança de 10 anos. Em 2019 foram registrados 11 casos positivos da doença em Caraguatatuba. Nenhum deles veio a óbito.

A Vigilância alertou que as pessoas devem comparecer as unidades de saúde para se vacinar, mesmo com a circulação do novo coronavírus (Sars-Cov-2) – Covid-19. “A pessoa deve respeitar as recomendações de distanciamento social e fazer o uso de máscara de proteção quando for receber a vacina”.

Sintomas do sarampo

A Vigilância alertou que o sarampo é uma doença respiratória grave e pode causar complicações renais. A principal característica são as manchas vermelhas que se iniciam na cabeça e seguem para o tronco. Tosse, coriza e febre alta estão entre os sintomas mais comuns da doença.

Os pacientes que apresentarem os sintomas devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência. É importante não se medicar sem antes passar por um profissional.

Onde encontrar a vacina?

A vacina contra sarampo pode ser encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto as do Tinga e Rio do Ouro (região central) e Massaguaçu e Tabatinga (região norte), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Quem é atendido pelas UBSs Tabatinga ou Massaguaçu deverá se dirigir à EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu) para receber a dose da vacina, de segunda a sexta-feira, também no mesmo horário. A UBS do bairro Tinga passa por reforma de melhorias do local. Por isso, a vacinação será realizada na EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto. Usuários do posto de saúde do Rio do Ouro devem procurar a UBS Jaraguazinho para receber a dose da vacina.

Serviço – Confira o endereço de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba: https://tinyurl.com/y7nsteo3.

Confira o endereço das escolas municipais:

EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca: Rua Itália Baffi Magni, 581 – Massaguaçu.

EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto: Rua Denilza Sebastiana dos Santos, 75 – Tinga.

Deixe uma resposta