Ministro do Meio Ambiente e secretário estadual assumem compromisso com a universalização do saneamento em Ilhabela

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, acompanhado da secretária de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães, reuniu-se na tarde desta segunda-feira (14), na sede do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), em São Paulo, com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e diretores da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), para tratar da agilização dos projetos e investimentos voltados à universalização  do saneamento em Ilhabela.

O ministro assumiu o compromisso de que os órgãos vinculados ao ministério se empenharão para dar celeridade à entregados projetos de Ilhabela. De acordo com Salles, nos próximos 45 dias estarão liberados os licenciamentos ambientais pendentes na Cetesb e os projetos em andamento na Sabesp. “Nos reunimos em caráter de urgência para resolver o problema. E hoje já começamos o plano de ação, que em breve terá seus detalhes divulgados”, afirmou o ministro, acrescentando que a “reunião de hoje é de solução e tem prazo”.

Durante a reunião, em que reiterou a disposição de reduzir o prazo da Sabesp para universalizar o saneamento, o prefeito Márcio Tenório, cobrou apoio da Sabesp e da Cetesb para a liberação de projetos que assegurarão a ampliação da reservação e produção de água tratada e também do percentual das redes coletoras de esgoto e o tratamento, de modo a atender a população de todo o arquipélago. O encontro, agendado pelo prefeito com o ministro, é considerado histórico, porque reuniu as principais autoridades ambientais do país e do Estado, com o objetivo de solucionar definitivamente os problemas de água e esgoto do município.

O prefeito, Marcio Tenório, comemorou o compromisso assumido pelas autoridades. “Estamos fazendo grandes investimentos em saneamento. Reservamos 10% dos royalties e um orçamento anual de R$ 41 milhões para essa área, para assegurar ainda mais qualidade de vida à nossa população”, destacou o prefeito.Também participaram da reunião: Ricardo Borsari (diretor da Sabesp), Domenico Tremarolli (diretor da Cetesb) e José Edílson Marques
(superintendente do Ibama no Estado de São Paulo).

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Pensionistas do CaraguaPrev são surpreendidos com dois salários em conta e instituto pede devolução em Caraguatatuba

Segundo o Portal ROL apurou, 45 pensionistas do CaraguaPrev receberam na manhã desta sexta-feira (24),…

3 horas ago

Coletivo feminino de Caraguatatuba realiza segunda edição da Feira Elas Caiçaras no Dia Internacional Contra a Exploração da Mulher

Neste sábado, 25 de outubro, Dia Internacional Contra a Exploração da Mulher, acontece a partir…

5 horas ago

Dispositivo ajuda a detectar metástase de câncer de boca pela saliva

Tecnologia desenvolvida no CNPEM com apoio da FAPESP alia biossensores e inteligência artificial Um aparelho…

10 horas ago

Ubatuba celebra 388 anos com programação comemorativa e shows

No mês de outubro, Ubatuba celebra seus 388 anos de fundação com uma programação que…

10 horas ago

Ilhabela sedia 5ª etapa da Liga Paulista de Downhill neste fim de semana

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, promove, neste sábado (25) e…

10 horas ago

Adolescente é flagrado com drogas na Topolândia em São Sebastião

Um adolescente foi preso nesta quinta-feira (23), pelo crime de tráfico de drogas no bairro…

11 horas ago