Ministro do Meio Ambiente e secretário estadual assumem compromisso com a universalização do saneamento em Ilhabela

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, acompanhado da secretária de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães, reuniu-se na tarde desta segunda-feira (14), na sede do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), em São Paulo, com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e diretores da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), para tratar da agilização dos projetos e investimentos voltados à universalização  do saneamento em Ilhabela.

O ministro assumiu o compromisso de que os órgãos vinculados ao ministério se empenharão para dar celeridade à entregados projetos de Ilhabela. De acordo com Salles, nos próximos 45 dias estarão liberados os licenciamentos ambientais pendentes na Cetesb e os projetos em andamento na Sabesp. “Nos reunimos em caráter de urgência para resolver o problema. E hoje já começamos o plano de ação, que em breve terá seus detalhes divulgados”, afirmou o ministro, acrescentando que a “reunião de hoje é de solução e tem prazo”.

Durante a reunião, em que reiterou a disposição de reduzir o prazo da Sabesp para universalizar o saneamento, o prefeito Márcio Tenório, cobrou apoio da Sabesp e da Cetesb para a liberação de projetos que assegurarão a ampliação da reservação e produção de água tratada e também do percentual das redes coletoras de esgoto e o tratamento, de modo a atender a população de todo o arquipélago. O encontro, agendado pelo prefeito com o ministro, é considerado histórico, porque reuniu as principais autoridades ambientais do país e do Estado, com o objetivo de solucionar definitivamente os problemas de água e esgoto do município.

O prefeito, Marcio Tenório, comemorou o compromisso assumido pelas autoridades. “Estamos fazendo grandes investimentos em saneamento. Reservamos 10% dos royalties e um orçamento anual de R$ 41 milhões para essa área, para assegurar ainda mais qualidade de vida à nossa população”, destacou o prefeito.Também participaram da reunião: Ricardo Borsari (diretor da Sabesp), Domenico Tremarolli (diretor da Cetesb) e José Edílson Marques
(superintendente do Ibama no Estado de São Paulo).

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Acidente frontal entre carros deixa vítima presa nas ferragens em Ubatuba

Um grave acidente registrado na noite desta terça-feira (15), envolvendo dois carros deixou três vítimas…

9 horas ago

Mais de 400 mil clientes usam nova forma de pagamento de conta da Sabesp pelo WhatsApp

Novidade permite quitar a fatura pelo Pix ou parcelado em até 24 vezes no cartão,…

10 horas ago

Copa Maresias de Futsal 2025 começa na quarta-feira com clássico na primeira rodada

A Copa Maresias de Futsal 2025 chega para movimentar e fomentar a modalidade em São…

11 horas ago

Polícia Civil investiga morte de bebê de 7 meses em São Sebastião

A Polícia Civil de São Sebastião investiga a morte de um bebê de sete meses,…

16 horas ago

Governo de SP autoriza edital para concurso de 4,4 mil vagas de soldados da PM

Publicação saiu no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (15) O Governo de São Paulo…

19 horas ago

Bombeiros capturam cobra em lavanderia de residência em Caraguatatuba

O Corpo de Bombeiros foi acionada na tarde desta segunda-feira (14/7), para atender uma ocorrência…

20 horas ago