Morre o ex-vereador Zangado, um dos políticos mais atuantes da história recente de São Sebastião

O ex-vereador e ex-presidente da Câmara de São Sebastião, Luiz Leite Santana, o Zangado, morreu, aos 87 anos, no final da tarde desta quinta-feira (20), no Hospital de Clínicas de São Sebastião. Uma das pessoas com mais conhecimento político do Município deixa os filhos Felipe e Gisele e netos. A informação é do Portal de Notícias Radar Litoral.

Zangado, tinha esse apelido pelo suposto fato de ser uma pessoa sisuda, mas quem o conhecia sabia que era exatamente ao contrário, capaz de contas histórias da política local com muito humor e leveza, que prendiam a atenção das pessoas.

Além da luta pela democracia e pelo restabelecimento da autonomia do Município, que era área de segurança nacional, como vereador teve atuação firme contra medidas que considerava imorais. Ao mesmo tempo, teve passagens hilárias, como, em uma sessão, ao se irritar com o grande número de moções de aplauso, afirmou: “Estamos perdendo muito tempo com moção de aplausos. Vejam que os vereadores querem homenagear, os coloque no Coreto e nós ficamos embaixo aplaudindo”.

Zangado era natural de Ilhabela, petroleiro defensor da Petrobras, elegeu-se vereador em 1988 e foi presidente da Câmara no biênio 1989-1990.

Antes, na década de 80, fez parte de um movimento para que São Sebastião, então área de segurança nacional, tivesse um prefeito nomeado da cidade e não generais, quase que interventores. Assim Décio Moreira Galvão acabou sendo escolhido e foi prefeito por sete anos.

Com o restabelecimento da autonomia e das eleições diretas, participou da campanha que elegeu Luiz Rogério Martins como prefeito.

Durante o mandato de Zangado, foi elaborada a primeira Lei Orgânica do município, que passou a ser obrigatória após a Constituição de 1988.

Combateu algumas situações que considerava imorais, como aumento dos salários e aposentadoria dos vereadores após oito anos de mandato e as constantes viagens a congressos.

Foi também um dos responsáveis na luta pelos royalties que beneficiaram São Sebastião.

Em1996, Zangado foi novamente candidato e foi eleito vereador com o maior número de votos, pelo PSB.

Em 2000, o ex-presidente se candidatou pela terceira vez ao cargo de vereador e ficou com a segunda suplência, dessa vez, pelo PV.

Um ano após a eleição, Zangado assumiu o cargo de secretário da Fazendo, aceitando o convite feito pelo prefeito Paulo Julião.

Essa foi última vez que Luiz Leite Santana assumiu um cargo público, mas nunca deixou de acompanhar e falar da política sebastianense. O velório será nesta sexta-feira (21), das 8 às 15 horas, no Velório Municipal.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Consciência Negra: XXIX Kizomba termina neste sábado com extensa programação artística e cultural

A Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba é palco da XXIX…

23 horas ago

Banhista morre após sofrer mal súbito na praia Preta do Sul, em São Sebastião

Um banhista de 39 anos, morreu após sofrer um mal súbito na tarde desta sexta-feira…

23 horas ago

Resultado histórico: Caraguatatuba chega ao 2° lugar no ranking estadual de Estâncias Turísticas

Caraguatatuba acaba de conquistar um dos resultados mais expressivos da sua história no turismo: a…

1 dia ago

Bolsonaro é preso preventivamente a pedido da PF

Prisão foi determinada após o senador Flávio Bolsonaro convocar vigília em frente à casa do…

1 dia ago

Corpo é encontrado boiando no Rio Perequê-Açu, em Ubatuba

A Polícia Civil de Ubatuba investiga um encontro de cadáver na madrugada deste sábado (22),…

1 dia ago

Ilhabela realiza mais uma edição do Festival Esportivo de Futebol para categorias de base neste sábado (22)

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, promove, neste sábado (22), mais…

2 dias ago