Munícipes já podem utilizar novo Ecoponto instalado no bairro Martim de Sá

Entrou em funcionamento nesta semana o segundo Ecoponto em Caraguatatuba, localizado na Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá, próximo a Praça do ParCão. O espaço irá funcionar de segunda a sexta, das 8h30 às 17h (com intervalo das 12h às 13h) e aos sábados, das 8h às 12h.  O Ecoponto é uma área pública licenciada para transbordo e triagem, destinada ao recebimento de pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.

A área foi definida junto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, após avaliação no bairro, onde foram constatados diversos pontos de descarte irregular. A comerciante Edna, moradora nas proximidades, adorou a ideia é foi a primeira a realizar a entrega voluntária no Ecoponto. “Achei uma ótima ideia. Meu comércio utiliza muitas caixas de madeira e o descarte sempre foi um desafio para mim. Mas agora sei que posso trazer aqui. É fácil e ajudamos o meio ambiente”, destacou.

Um diferencial deste Ecoponto é que a área no entorno receberá manutenção e paisagismo oferecido pela empresa Árvore Mãe por meio do Programa Adote o Verde, visando valorizar os espaços verdes, sendo mais um espaço para passeio e descanso, próximo a Praça do Parcão.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Luiz Giorgeti, a participação da comunidade fará toda a diferença. “Queremos que os Ecopontos sejam utilizados com frequência por todos os moradores. Isso não é só importante para o meio ambiente, mas também tem impacto direto na saúde e limpeza pública. Quando o morador traz o resíduo para este espaço, nós conseguimos fazer a destinação correta”, explicou.

Serão aceitos no Ecoponto: Resíduos de Construção civil (Entulho – até 1m³ por entrega), Móveis e Equipamentos Domésticos, Sobras de Poda, Pneus (máximo de 4 unidades por entrega), Material de Coleta Seletiva (Papel, Plástico, Vidro, Metal), Óleo de Cozinha, Resíduos Eletrônicos, Pilhas, Baterias de equipamentos eletrônicos e Madeiras.

Não serão aceitos lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.

A coleta da maioria dos resíduos será diária, garantindo que o espaço esteja sempre limpo e organizado. O local possui guarita e controle de acesso, que impedirá o descarte de materiais ou de volumes diferentes do permitido. A instalação de Ecopontos faz parte do Plano de Resíduos Sólidos desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Explosão causada por vazamento de gás atinge prédio em Ubatuba

Na manhã desta quinta-feira (30), por volta das 06h45, o Corpo de Bombeiros foi acionado…

34 minutos ago

Defesa Civil de SP realiza treinamento para período de chuvas para 39 municípios do Vale do Paraíba

Evento em Campos do Jordão reúne prefeitos e autoridades e marca a preparação para o…

1 hora ago

Prefeitura de Ilhabela divulga resultado do processo seletivo para guarda-vidas temporário

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Mobilidade e Segurança, divulgou o resultado da…

3 horas ago

Prefeitura de São Sebastião reforça fiscalização contra perturbação de sossego

Com as proximidades da temporada de verão, dias e águas mais quentes, a Fiscalização de…

3 horas ago

Caraguatatuba conquista título geral no Paulistão FEEKP e brilha na Copa ADC Embraer de Karatê Esportivo

A equipe de karatê esportivo de Caraguatatuba fez história no último fim de semana (25…

3 horas ago

Proprietário de barbearia não resiste e tem morte confirmada no Hospital Stella Maris em Caraguatatuba

Segundo a polícia a vítima, de 31 anos estava na sua barbearia quando foi atingido…

5 horas ago