Murillo Coura busca nova vitória na Barra para comemorar inédito título do Rip Curl Grom Search depois de 2 vices

Surfista de São Sebastião é o líder da categoria Sub-14 e venceu na praia carioca ano passado 

Nos dois últimos anos o paulista Murillo Coura foi o vice-campeão do ranking, antes, em sua estreia em 2017 foi o terceiro, mas agora está confiante, determinado e preparado para chegar ao inédito título no Rip Curl Grom Search 2020, que terá a etapa final nestes sábado e domingo (15 e 16), na Praia da Barra, no Rio de Janeiro. O surfista de 12 anos chega com líder da categoria iniciante (sub14) e animado por ter vencido nessa mesmo cenário da final no ano passado.

Em grande fase, ele é o atual campeão paulista sub12 e na abertura do Rip Curl Grom Search, em Garopaba, há menos de um mês, foi o vencedor, superando outros nomes de ponta da faixa etária. “Estou muito feliz com a minha vitória em Garopaba. Não foi fácil, mas deu certo. Estou confiante e focado para a Barra. Treinei bastante. Gosto muito das ondas de lá e tomara que se repita a vitória agora”, diz Murillo.

“Sei que esse Circuito representa bastante na minha carreira, porque o Gabriel (Medina) e o Filipinho (Toledo) já ganharam. Para um atleta da minha idade, conquistar este título é muito bom e faz toda a diferença no futuro. Quero muito essa conquista e vou para cima”, reforça o atleta, que já planeja seu futuro, começando justamente pelo Rip Curl Grom Search. “Quero ganhar agora e depois a sub16 e ir para a final internacional e seguir o que os brasileiros vem fazendo, até chegar ao grande título mundial, que o Gabriel, o Mineiro (Adriano de Souza) e o Italo (Ferreira) já comemoraram”, argumenta.

Nascido em São José dos Campos, interior de SP, Murillo começou no skate, mas ainda pequeno decidiu pelo surf e a família ‘abraçou’ o sonho mudando para o litoral, primeiro Ubatuba e depois Maresias, em São Sebastião, mesma praia que Medina mora. O surfista já mostra grande potencial e no Rip Curl Grom Search sempre chegou bem. Em 2017 terminou em terceiro na grommet.

No ano seguinte foi vice, com vitória do companheiro de treino, Guilherme Fernandes. Já na edição passada, repetiu o segundo lugar na sub12, com o título ficando com o paranaense Lukas Camargo. Também foi o quarto colocado na iniciante, disputa acima e que está hoje.

Na etapa inicial deste ano foi o vencedor, com o paranaense Ryan Coelho, com quem treina, sendo o segundo, o catarinense Takeshi Oyama o terceiro e o também paulista Kauã Campos, o quarto. Ryan, inclusive, foi um dos destaques da etapa de Garopaba, sendo o único a fazer duas finais, com o quarto lugar na mirim e chega como o grande rival na etapa final.

A etapa final do Rip Curl Grom Search 2020 contará com várias atrações fora do mar, tanto para os atletas quanto para o público que acompanha as disputas. Destaque para a área vip para os competidores, criada junto ao palanque pela rede de lojas WQSurf, oferecendo frutas aos atletas no café da manhã e estrutura para que todos tenham conforto nos momentos de folga entre as baterias.

A WQSurf também oferecerá massoterapeuta para recuperação dos competidores e futmesa para diversão nas horas de lazer. “A WQSurf é um dos principais apoiadores nessa etapa da Barra e criou um espaço com conforto aos surfistas. Também teremos ativações dos patrocinadores do Circuito, a GoPro e a Brazinco, com distribuição de brindes, degustação e muita diversão”, anuncia o gerente de marketing da Rip Curl, Fernando Gonzalez.

Os surfistas também terão pintura de pranchas com o artista Marcello Macarrão e quem estiver na praia poderá se divertir com as pipas personalizadas e na cama elástica. Outra iniciativa importante é a doação de um quilo de alimento não perecível de cada atleta antes de sua primeira participação na etapa, que será destinado a uma instituição assistencial da região a ser definida.

Fotos: Matusa Gonzaga

Raspadores de Parafina- Na questão ambiental, a distribuição de mudas nativas, a limpeza da praia, com a gestão de resíduos feita pela Eco Local Brasil. A atividade feita na etapa inicial, recolheu 138 quilos de detritos, encaminhados para a sobrevida pela ONG e os resíduos plásticos coletados transformados em 150 raspadores de parafina, que serão distribuídos aos atletas inscritos. Uma ação desenvolvida pelo Projeto Raspe Bem, em parceria com a Eco Local Brasil e a Rip Curl.

A gestão ambiental valeu o Selo Zero, emitido pela Eco Local Brasil, significando que todos os resíduos gerados durante o evento no litoral catarinense (secos, orgânicos, descartáveis e outros) tiveram um descarte certificado e sustentável, sem a utilização de aterro sanitário e priorizando a sobrevida de 100% desse material. “Estamos trabalhando para tornar o Rip Curl Grom Search o circuito de surf amador mais sustentável do Brasil”, enfatiza Gonzalez.

Já na parte competitiva, todas as baterias terão transmissão ao vivo pelo link ripcurl.com.br/grom-search-2020. “Os amigos e parentes dos atletas e mesmo os fãs que não estiverem na praia vão poder interagir com o evento, enviando mensagens de texto. Com estas ações estamos mostrando que o Rip Curl Grom Search é muito mais do que um campeonato de surf”, completa o gerente de marketing da Rip Curl.

O Rip Curl Grom Search 2020 é uma realização da Rip Curl e tem os patrocínios de GoPro e Brazinco, com apoios de Jandaia Cadernos, Loja Rip Curl Garopaba, Prefeitura de Garopaba, Lojas WQSurf, Loja Rip Curl Barra Shopping, Prefeitura do Rio de Janeiro, Supervisão da Fecasurf e Feserj, com organização da Swell Promoção e Produção de Eventos, cobertura da FMA Notícias e Gestão ambiental da ONG Eco Local Brasil.

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

1 dia ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

1 dia ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

1 dia ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

2 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

2 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

2 dias ago