O cardiologista diz que os idosos são os que apresentam mais sequelas, mas todos devem cuidar especialmente do coração
Quem teve Covid 19 não deve se descuidar, pois estudos mostram que, mesmo após meses a alta médica, muitos pacientes ainda apresentam sequelas, em especial os idosos. Estudos mostram que muitos idosos apresentam mais condições de desenvolver doenças como insuficiência respiratória, pressão alta, fadiga e diagnósticos com algum problema de saúde mental.
O professor doutor Roberto Kalil, Presidente do Conselho Diretor do InCor e diretor geral de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, explica que estudos de ressonância magnética mostraram que a Covid 19 é também uma doença vascular: 78% dos pacientes curados ainda tinham sinais sugestivos de inflamação no coração 70 dias após receberem alta, ainda que sem sintomas. Por isso é importante fazer acompanhamento médico, afirma, acrescentando que os relatos de falta de ar, perda de olfato e paladar, tonturas e até dificuldade de raciocínio entre os que já contraíram o vírus são bastante comuns.
Mas não são apenas os idosos que podem ter problemas cardíacos pós-covid. “Todos os pacientes podem estar sujeitos a doenças cardiovasculares”, diz dr. Roberto Kalil. Por isso, ele recomenda que, antes de retomar as atividades físicas e esportivas, os pacientes de Covid façam uma avaliação cardiológica.
Uma ação deflagrada pela Polícia Militar na manhã desta quarta-feira (19), deteve quatro pessoas por…
A vereadora Cássia, do Partido dos Trabalhadores (PT), destacou em entrevista ao Jornal Repórter Online…
O Serramar Shopping deu início à programação especial de fim de ano com a chegada…
Um acidente envolvendo três veículos foi registrado na manhã desta quarta-feira (19) no trecho urbano…
O Grupamento Bombeiros Marítimo (GBMar) de Caraguatatuba e o Comando de Aviação da Polícia Militar…
A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou, na noite desta terça-feira (18/11), durante a 37ª Sessão…