Parlamentares aprovam projeto que concede anistia e mantém vetos

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na noite desta terça-feira a 18ª sessão ordinária do ano. Em regime de urgência, foi aprovado por unanimidade o projeto de lei complementar nº 01/19, do Executivo, que institui o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS), concedendo anistia em caráter geral de penalidades moratórias relativas aos créditos tributários e não tributários municipais, e dá outras providências.

O benefício será extensivo aos contribuintes com parcelamentos pendentes e ainda não liquidados. De acordo com a proposta, o benefício concedido em decorrência desta lei, também alcançará todos os contribuintes que estiverem em débito com a Fazenda Municipal, relativamente aos créditos relacionados, incluindo a negociação feita em período anterior à vigência desta lei e que não foram quitados, bem como dos que estejam inscritos na dívida ativa ou executados judicialmente.

Em sua justificativa, o Executivo ressalta que o projeto não afeta a receita tributária do município, pois não está se concedendo isenção do pagamento do principal devidamente corrigido, não havendo assim renúncia de receita, está se propiciando aos contribuintes a oportunidade de liquidação de seus débitos, vencidos até 31 de dezembro de 2018, com dispensa da incidência de multa e de juros de mora, no período de 01 de agosto a 30 de agosto.

Na pauta da ordem do dia, o veto parcial ao projeto de lei 014/19, do Executivo, que dispõe sobre o código municipal de defesa do usuário de serviços públicos e dá outras providências, foi mantido.

O veto refere-se a emenda 01/2019, de autoria do vereador Elizeu Onofre da Silva (Ceará), pois o Executivo considerou inconstitucional as disposições introduzidas na proposta original. O veto decorre da violação ao princípio da legalidade. A emenda também contraria os princípios constitucionais da publicidade e da eficiência.

O Poder Executivo explica no projeto que a proposta foi feita em respeito à lei federal 13.460, de 26 de junho de 2017, que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário de serviços públicos da administração pública, que estabeleceu normas básicas para participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos prestados direta ou indiretamente.

Também na pauta, foi mantido o veto total do Executivo ao projeto de lei 22/19, de Elizeu Onofre da Silva (Ceará), que institui o programa Lixo Zero no âmbito do município de Caraguatatuba, que dispõe sobre infração administrativa e multas decorrentes de descarte de lixo em locais impróprios e dá outras providências.

De acordo com a justificativa da Prefeitura, a proposta foi vetada, já que decorre do entendimento de que o programa invade o campo da Administração Superior, reservado ao Poder Executivo, o que compete privativamente ao Prefeito dispor sobre a organização e o funcionamento da administração municipal. Ademais, a espécie normativa que se pretende inserir no arcabouço jurídico municipal acabará impondo condutas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e às Subprefeituras, órgãos vinculados ao Poder Executivo, o que não é permitido por lei.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

HRLN adota veículos elétricos infantis para levar crianças ao centro cirúrgico e reforça ações de humanização

Carrinhos e motocicletas elétricas tornam a ida das crianças ao centro cirúrgico mais divertida, acolhedora…

22 minutos ago

Estreia do Jornal Repórter Online Litoral agrada telespectadores nas redes sociais

A estreia do Jornal Repórter Online Litoral foi recebida com entusiasmo pelos telespectadores nas redes…

38 minutos ago

Criança sofre ferimentos leves após cair de patinete elétrico em Caraguatatuba

Uma criança de 12 anos sofreu ferimentos leves após cair de um patinete elétrico na…

5 horas ago

Polícia Municipal de São Sebastião prende motorista embriagado

Na manhã deste sábado (1º), a Polícia Municipal de São Sebastião, com apoio do Centro…

22 horas ago

Presidente da Câmara estreia ciclo de entrevistas do Jornal Repórter Online Litoral ao vivo nesta segunda-feira (3/11)

O presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Antônio Carlos Junior (PODEMOS), será o primeiro convidado…

1 dia ago

Governo de SP convoca aprovados no concurso da Cetesb

Com a nova convocação, o número de contratações chega a 284 desde 2024, representando um…

1 dia ago