Categories: Política

Pauta da sessão tem projeto de combate à discriminação e fortalecimento da Educação e Cultura

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira (25), a partir das 19h30, a 08ª sessão ordinária do ano. Os vereadores Antonio Carlos Junior e Cássia Gonçalves de Jesus (Cássia do PT) apresentarão dois projetos. A pauta conta ainda com um veto do Poder Executivo.

Antonio Carlos Junior apresentará o projeto de lei 03/25, que estabelece penalidades administrativas às pessoas físicas ou jurídicas e agentes públicos que discriminem pessoas com deficiência. De acordo com a propositura, define-se discriminação contra as pessoas com deficiência, qualquer forma de distinção, recusa, restrição ou exclusão, inclusive por meio de comentários pejorativos, por ação ou omissão, seja presencialmente, pelas redes sociais ou em veículos de comunicação, que tenha a finalidade ou o efeito de anular ou prejudicar o reconhecimento, o gozo ou o exercício dos direitos das vítimas.

O projeto diz ainda que os valores arrecadados com as multas, de que trata o artigo 2º desta Lei, serão revertidos para o Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência, tendo sua destinação liberada através de aprovação do COMDEFI. Na justificativa da proposta, Antonio Carlos Junior diz que: “É evidente que ainda existe um caminho de conscientização e quebra de preconceitos a se percorrer, mas mediante, acreditamos que essa propositura, dê a oportunidade e devido reconhecimento a todos estes cidadãos, independente das condições que a vida lhe trouxer, todos terão novamente expectativas, e assim, dignidade”.

A vereadora Cássia do PT tem na pauta o projeto de resolução 03/25, que dispõe sobre a criação da Comissão Permanente de Educação e Cultura. A propositura tem o objetivo de fortalecer o acompanhamento e a formulação de políticas públicas nessas áreas. A iniciativa busca corrigir uma lacuna histórica e garantir um espaço permanente de monitoramento e discussão sobre temas educacionais e culturais no município.

No setor educacional, a comissão permitirá maior fiscalização e articulação de políticas voltadas às demandas locais. Já na cultura, atuará para garantir o uso eficiente de recursos de programas como as Leis Aldir Blanc I e II, Lei Paulo Gustavo e Cultura Viva, além de promover a descentralização das ações culturais. De acordo com a vereadora, a criação da comissão fortalecerá a participação social, ampliará a captação de recursos e garantirá que a cultura e a educação sejam tratadas como prioridades estruturais para o desenvolvimento de Caraguatatuba.

Os parlamentares também discutirão o veto total ao projeto de lei 77/2023, de Aurimar Mansano, que denomina de “CEI PROFª ANA MARIA AULICINO”, o CEI do Jardim Califórnia, no bairro Jardim Califórnia, neste município.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Em família! Xuxa e Sasha prestigiam João Lucas em turnê de estreia do cantor

A esposa e sogra marcaram presença no show que aconteceu nesta sexta-feira (1º/8), em São…

44 minutos ago

Rio amplia vacinação contra HPV para jovens de até 19 anos de idade

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio amplia a partir desta segunda-feira (4), a…

48 minutos ago

Haddad afirma que há espaço para parceria com os Estados Unidos

Ao comentar sobre a atualização de tarifas impostas pelo governo norte-americano a produtos brasileiros, o…

50 minutos ago

Brasil encara Colômbia em busca do 9º título da Copa América Feminina

A seleção feminina de futebol coloca a prova, neste sábado (2), a hegemonia na Copa…

53 minutos ago

“Mudou minha trajetória”: Júnior Marques relembra apoio de Gusttavo Lima

Em entrevista ao portal LeoDias, o cantor maranhense celebra hit com o embaixador e fala…

2 horas ago

Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde em setembro

A partir de setembro, pacientes da rede pública poderão ser atendidos de forma gratuita por planos…

2 horas ago