Categories: PlantãoPolícia

Polícia Ambiental apreende armas e munições durante fiscalização no Parque Estadual da Serra do Mar

O grupamento Ambiental do Litoral Norte durante “Operação Impacto” na tarde da última terça-feira (14/2), em ação conjunta com os vigilantes da Fundação Florestal, realizaram incursão em trilha que teve inicio na Rodovia Oswaldo Cruz na Natividade da Serra, área que compreende o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Santa Virgínia. Utilizando técnicas de rastreamento humano, os militares percorreram 25 quilômetros em área de mata, totalizando 9h, de operação em trechos sinuosos e declives acentuados.

No trecho fiscalizado, os policiais encontraram dois ranchos típicos dos utilizados por caçadores para pernoitarem e praticar a caça ilegal, além de diversos trepeiros (estrutura montada em árvores onde os caçadores aguardam os animais silvestres sem serem percebidos, facilitando o abate). Como as estruturas atingiram área de Unidade de Conservação e não eram utilizados como moradia, os policiais realizaram a demolição para evitar o agravamento do dano ambiental. No final da trilha, um homem foi abordado e informou ser proprietário de uma residência em área de Zona de Amortecimento da Unidade de Conservação e que utiliza a trilha para acessa-la.

Fotos cedidas: Polícia Militar Ambiental

Indagado sobre a prática de caça ilegal de animais silvestres na região informou desconhecer qualquer atividade irregular, porém assumiu ter posse de uma espingarda de fogo que utilizava para a sua segurança. O morador autorizou a entrada dos policiais na sua residência, onde encontraram escondidas em disposições variadas da casa, uma espingarda de pressão e três espingardas de fogo calibre 32 sem registro, além de diversos petrechos utilizados na caça ilegal de animais silvestres como cartuchos, pote de pólvora, sacos de chumbo e um pio (apito que simula canto de aves para atrair o animal e realizar o abate).

O autor e objetos foram encaminhados à Delegacia de Polícia na cidade de Ubatuba onde o delegado de plantão elaborou o boletim de ocorrência arbitrando fiança no valor de R$434,00 reais e apreendendo os objetos. O sucesso da ocorrência deu-se além de tudo, à participação da sociedade civil na preservação e manutenção da segurança pública através das denúncias anônimas referentes o crime de caça ilegal na região, que podem ser feita através dos telefones 190 e (12) 3886-2200 da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ex-prefeito de Caraguatatuba Antônio Carlos lança livro “Uma Visão de Futuro”

O ex-prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos da Silva, recebeu os amigos e familiares numa livraria…

11 horas ago

Pré-candidato a deputado, Colucci se reúne com lideraças do Litoral Norte

O pré-candidato a deputado, Colucci participa de encontro com lideranças do Litoral Norte e reforça…

12 horas ago

Cemitério Municipal de Caraguatatuba aguarda cinco mil visitantes no Dia de Finados

O Cemitério Municipal Recanto das Flores funciona no próximo domingo (2/11), das 7h às 18h,…

12 horas ago

Jornal Repórter Online Litoral chega com a missão de aproximar ainda mais o público das notícias do dia a dia

O Jornal Repórter Online Litoral estreia oficialmente no canal do YouTube, Instagram e facebook, no dia…

17 horas ago

Polícia Civil prende homem acusado de tentativa de homicídio em Ilhabela

Segundo a polícia, o crime aconteceu em janeiro após uma briga em um bar onde…

23 horas ago

Provão Paulista: avaliação que dá acesso a 15.717 vagas no ensino superior de SP começa dia 4

Vagas são para a USP, Unesp, Unicamp e Fatecs no primeiro semestre e para novas…

1 dia ago