O grupamento Ambiental do Litoral Norte durante “Operação Impacto” na tarde da última terça-feira (14/2), em ação conjunta com os vigilantes da Fundação Florestal, realizaram incursão em trilha que teve inicio na Rodovia Oswaldo Cruz na Natividade da Serra, área que compreende o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Santa Virgínia. Utilizando técnicas de rastreamento humano, os militares percorreram 25 quilômetros em área de mata, totalizando 9h, de operação em trechos sinuosos e declives acentuados.
No trecho fiscalizado, os policiais encontraram dois ranchos típicos dos utilizados por caçadores para pernoitarem e praticar a caça ilegal, além de diversos trepeiros (estrutura montada em árvores onde os caçadores aguardam os animais silvestres sem serem percebidos, facilitando o abate). Como as estruturas atingiram área de Unidade de Conservação e não eram utilizados como moradia, os policiais realizaram a demolição para evitar o agravamento do dano ambiental. No final da trilha, um homem foi abordado e informou ser proprietário de uma residência em área de Zona de Amortecimento da Unidade de Conservação e que utiliza a trilha para acessa-la.
Indagado sobre a prática de caça ilegal de animais silvestres na região informou desconhecer qualquer atividade irregular, porém assumiu ter posse de uma espingarda de fogo que utilizava para a sua segurança. O morador autorizou a entrada dos policiais na sua residência, onde encontraram escondidas em disposições variadas da casa, uma espingarda de pressão e três espingardas de fogo calibre 32 sem registro, além de diversos petrechos utilizados na caça ilegal de animais silvestres como cartuchos, pote de pólvora, sacos de chumbo e um pio (apito que simula canto de aves para atrair o animal e realizar o abate).
O autor e objetos foram encaminhados à Delegacia de Polícia na cidade de Ubatuba onde o delegado de plantão elaborou o boletim de ocorrência arbitrando fiança no valor de R$434,00 reais e apreendendo os objetos. O sucesso da ocorrência deu-se além de tudo, à participação da sociedade civil na preservação e manutenção da segurança pública através das denúncias anônimas referentes o crime de caça ilegal na região, que podem ser feita através dos telefones 190 e (12) 3886-2200 da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba.
A esposa e sogra marcaram presença no show que aconteceu nesta sexta-feira (1º/8), em São…
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio amplia a partir desta segunda-feira (4), a…
Ao comentar sobre a atualização de tarifas impostas pelo governo norte-americano a produtos brasileiros, o…
A seleção feminina de futebol coloca a prova, neste sábado (2), a hegemonia na Copa…
Em entrevista ao portal LeoDias, o cantor maranhense celebra hit com o embaixador e fala…
A partir de setembro, pacientes da rede pública poderão ser atendidos de forma gratuita por planos…