Uma equipe da Polícia Militar Ambiental deteve em flagrante, dois homens neste sábado (16/04) com duas unidades de ‘Palmito In Natura’ juçara na área do PESMAR núcleo Picinguaba, em Ubatuba.
Com os homens foi localizado um facão utilizado como ferramenta para realizar o corte das palmeiras localizadas no interior de Área de Parque Estadual da Serra do Mar. Os acusados foram multados no valor de R$ 1.200,00 reais.
Os homens foram levados para a Delegacia onde foram autuados por “Causar dano direto ou indireto às Unidades de Conservação”, Pena – reclusão, de um a cinco anos.
“A preservação da juçara está diretamente ligada a manutenção da biodiversidade da Mata Atlântica. Sua semente e seu fruto servem de alimento para mais de 68 espécies, entre aves e mamíferos. Tucanos, jacutingas, jacus, sabiás e arapongas são os principais responsáveis pela dispersão das sementes, enquanto cotias, antas, catetos, esquilos e muitos outros animais se beneficiam das suas sementes e frutos.
A exploração ilegal e predatória do palmito, ameaça a sobrevivência da espécie e consequentemente, os ecossistemas associados, principalmente nas Unidades de Conservação.”
Durante um temporal que cai por volta 21h, desta quarta-feira (31), antes da virada em…
A Sabesp informa que as fortes chuvas que atingiram a região nesta quinta-feira (1/1) afetaram…
Com um litoral que ultrapassa 100 quilômetros de extensão, Ubatuba apresenta praias com diferentes características…
O verão no Litoral Norte ganha um novo fôlego a partir do dia 9 de…
A Prefeitura de Ilhabela realizou, na última segunda-feira (29), a Operação “Terra e Mar”, uma…
A Secretaria de Educação informa que, na próxima segunda-feira (5), estão de volta os atendimento…