Polícia Ambiental prende dois homens transportando palmito juçara em Ubatuba

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental deteve em flagrante, dois homens neste sábado (16/04) com duas unidades de ‘Palmito In Natura’ juçara na área do PESMAR núcleo Picinguaba, em Ubatuba.

Com os homens foi localizado um facão utilizado como ferramenta para realizar o corte das palmeiras localizadas no interior de Área de Parque Estadual da Serra do Mar. Os acusados foram multados no valor de R$ 1.200,00 reais.

Os homens foram levados para a Delegacia onde foram autuados  por “Causar dano direto ou indireto às Unidades de Conservação”, Pena – reclusão, de um a cinco anos.

“A preservação da juçara está diretamente ligada a manutenção da biodiversidade da Mata Atlântica. Sua semente e seu fruto servem de alimento para mais de 68 espécies, entre aves e mamíferos. Tucanos, jacutingas, jacus, sabiás e arapongas são os principais responsáveis pela dispersão das sementes, enquanto cotias, antas, catetos, esquilos e muitos outros animais se beneficiam das suas sementes e frutos.

A exploração ilegal e predatória do palmito, ameaça a sobrevivência da espécie e consequentemente, os ecossistemas associados, principalmente nas Unidades de Conservação.”

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!