Portal Eleições Limpas 2020, que checa idoneidade de fornecedores de partidos, é lançado

“Convido a todas as agremiações que façam a adesão a essa iniciativa”, diz Sarrubbo

Foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (1º/7) o Portal Eleições Limpas 2020, ferramenta tecnológica à disposição dos partidos políticos, dos candidatos, das autoridades e dos demais atores do processo eleitoral para a checagem da idoneidade de fornecedores e prestadores de serviço contratados pelas campanhas. O portal, a partir da simples digitação do CNPJ ou do CPF, varre os bancos de dados e apresenta em uma única tela os dados relativos à pessoa jurídica ou pessoa física objeto da pesquisa.

“Esse portal vai nos trazer a tão importante transparência”, declarou o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, que presidiu a solenidade realizada pela plataforma Teams e transmitida ao vivo pela página do MPSP no Youtube. A mesa virtual foi composta pelo procurador regional eleitoral, Sérgio Medeiros; pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edgard Camargo Rodrigues; pela corregedora-geral do MPSP, Tereza Exner; pelo vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Paulo Galizia; pelo procurador de Contas, Thiago Pereira Lima; pelo procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia; pelo procurador-geral de Justiça de Sergipe, Eduardo D’Avila; pelo secretário especial de Assuntos Eleitorais do MPSP, Luiz Fernando Rodrigues Pinto Junior; pelo promotor da 1ª Zona Eleitoral, Fábio Bechara; pelo presidente da seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, Caio Augusto dos Santos; pelo defensor Eduardo Fontes; pelo ouvidor do MPSP, Gilberto Nonaka; pelo diretor da Escola Superior do MPSP, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa; pelo secretário do Conselho Superior do MPSP, José Carlos Cosenzo; e pelo presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Paulo Penteado.

Em seu discurso, Sarrubbo ressaltou que as “eleições são de fato o momento em que se reafirma a democracia representativa no Brasil”. Para ele, o pleito pode ajudar na superação de “qualquer movimento que venha contra o Estado Democrático de Direito”.  O PGJ destacou três pontos que, em seu entendimento, são primordiais para que ocorram eleições limpas de fato: combate às fake news, candidaturas femininas efetivas e uma relação idônea entre as legendas e seus fornecedores.  “Convido a todas as agremiações que façam a adesão a essa iniciativa”, disse Sarrubbo, que encerrou a sua manifestação com “um abraço especialíssimo” à equipe eleitoral do MPSP, citando Luiz Fernando, Bechara e as assessoras Ana Laura Bandeira Lins Lunardelli e Vera Taberti.

O procurador regional eleitoral também homenageou o time. “O trabalho que eles têm desenvolvido é notável”, disse Medeiros. Para ele, usando essa ferramenta os partidos vão ter muito menos problemas lá na frente. Em sua exposição, Bechara comentou que o portal pode ser utilizado pelos membros do Ministério Público de todo o Brasil. Ele agradeceu a todos os parceiros – Fiap, Instituto Ethos, Foccosp, MCCE, Transparência Internacional, OAB-SP e Insper – e sublinhou que o portal “só foi possível porque muitas mãos e muitas cabeças se engajaram e se envolveram”.

Na opinião do secretário de Assuntos Eleitorais, o portal auxilia na lisura do pleito, já que “a rejeição das contas aponta para a anulação do resultado”. Tereza viu na inovação um movimento em favor de “duas frentes cruciais: a transparência e o controle social”.  O vice-presidente do TRE também elogiou o projeto. “Isso facilitará o processo de prestação de contas”, afirmou Galizia. “A OAB estará ao lado do Ministério Público para que juntos possamos defender a transparência”, declarou Santos. Oliveira e Costa informou que a Escola lançou um curso a distância sobre eleições, mostrando que o tema é prioridade para o MPSP. “É mais uma ferramenta em prol da democracia”, constatou Penteado. O Ministério Público de Sergipe vai bater na porta do Ministério Público de São Paulo para trazer essa ferramenta para cá também, disse o procurador-geral do MPSE. “Estamos todos imbuídos desse mesmo propósito”, afirmou o procurador-geral paranaense, referindo à realização de eleições limpas.

As legendas que já aderiram ao compromisso por eleições limpas em São Paulo até o momento são: Democracia Cristã, Patriota, PCB, PDT, PSB, PTB, Rede, Republicanos e UP.

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Confirmada uma morte por dengue em Caraguatatuba

Está confirmada a primeira morte por dengue em Caraguatatuba. Trata-se de uma paciente que tinha…

3 horas ago

Homem é baleado após ameaçar de morte família de comerciante em Caraguatatuba

Uma equipe da GCM foi acionada no final da tarde da última sexta-feira (4/5), para…

4 horas ago

Caraguatatuba arrecada doações para ajuda humanitária às vítimas do Rio Grande do Sul

A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Fundo Social do Estado de São Paulo,…

4 horas ago

Câmara de Ilhabela realiza Sessão Ordinária nesta terça-feira com um Projeto de Resolução em pauta para votação na Ordem do Dia

A Câmara de Ilhabela realiza nesta terça-feira (07/05), Sessão Ordinária às 18 horas, com Projeto…

5 horas ago

Agentes da Defesa Civil de São Sebastião seguem em missão humanitária em cidades do Rio Grande do Sul

Este domingo (5) foi marcado pelo embarque de agentes da Defesa Civil de São Sebastião,…

9 horas ago

Caraguatatuba amplia vacinação contra gripe para todas as idades

A partir de segunda-feira (6), população de Caraguatatuba com mais de seis meses de idade…

9 horas ago