Categories: CidadesGeralIlhabela

Prefeito de Ilhabela mantém controle de acesso na balsa aos finais de semana e anuncia novas regras de funcionamento do comércio

O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, anunciou nesta quarta-feira (7/4) novas regras de funcionamento do comércio da cidade dentro da Fase Emergencial do Plano São Paulo.

A decisão foi tomada após relatório emitido pelo Comitê de Gerenciamento da Covid-19 da Secretaria de Saúde, que avaliou os números da pandemia na cidade.

“Temos uma queda do número de casos positivos e de óbitos na cidade se comparado aos meses do janeiro e fevereiro. A população tem ajudado, assim como os comerciantes da cidade. Tudo isso nos faz decidir pela liberação de alguns setores de forma segura e seguindo todos os protocolos sanitários. Estamos atendendo as exigências impostas no relatório do Comitê da Saúde e a fiscalização estará presente para garantir o cumprimento do decreto”, disse o Prefeito.

Segundo ele, várias medidas públicas foram tomadas para que a Secretaria de Saúde tenha uma retaguarda boa. “Criamos mais uma usina para armazenamento de oxigênio, temos medicamentos, realizamos e acompanhamento dos pacientes e estamos controlando a entrada na cidade, como fizemos no último feriado”.

O novo decreto começa a valer a partir desta quarta-feira (7/4) com a publicação das medidas. Entre as novidades está a permissão do funcionamento de restaurantes, bares e áreas comuns dos hotéis, pousadas e hostels, observando o distanciamento mínimo de 1,5 metro e taxa de ocupação de 35%.

No caso dos restaurantes, podem funcionar somente com agendamento prévio de reservas. Já os bares e quiosques somente poderão funcionar por delivery e take away (retirada no local, mas sem formação de fila). O take away é permitido até às 20h e o delivery até 0h.

Fica proibida a venda de bebidas alcoólicas por qualquer estabelecimento comercial das 20h às 6h.

Também estão liberados o funcionamento de salões de beleza e barbearias, porém apenas com agendamento prévio (hora marcada), prevendo intervalo suficiente entre marcações para higienização completa das estações de atendimento e utensílios.

O comércio ambulante está liberado, mas com a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual e com a proibição de instalação de mesas, cadeiras guarda-sóis e tenda que estimulem a aglomeração de pessoas

As academias podem funcionar com capacidade de 35% e com atividades previamente agendadas, além da obrigação de manter o local arejado e disponibilizar o uso de máscaras.

As lojas de materiais de construção e de jardinagem somente poderão funcionar com agendamento prévio, limitando o ingresso de consumidores ao respectivo número de atendes do estabelecimento comercial.

Por fim, as bibliotecas municipais poderão funcionar, preferencialmente, com agendamento prévio somente para a entrega e a retirada de livros, não sendo permitia a permanência no local.

Controle de acesso

Toninho Colucci anunciou também que vai continuar com o controle de acesso na entrada do município no sistema de travessia de balsas nos finais de semana de abril. A medida valerá sempre das 14h de sexta-feira até às 14h de domingo

Com isso, será exigido dos visitantes teste negativo para Covid-19 do tipo RT-PCR com no máximo 48 horas antes do embarque para a cidade. Ficam fora da obrigação os moradores de Ilhabela, prestadores de serviços essenciais (que comprovem que estão atuando na função) e pessoas que receberam a segunda dose da vacina.

Parceria com Associação Comercial

O anúncio com as novas medidas de funcionamento do comércio na cidade foi feito pelo Prefeito Toninho Colucci aos membros da diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (ACEI), em reunião realizada no Gabinete na noite de terça-feira (06/04).

Além do Prefeito Toninho Colucci, estiveram presentes no encontro a secretária de Turismo, Luciane Leite, a secretária da ACEI, Fabiana Machado, o presidente do Conselho da ACEI, Leopoldo Pedalini Neto, o presidente do Conselho de Turismo e membro da diretoria da ACEI, Ricardo Cretella, além da vice-presidente da ACEI, Heloísa Lacerda.

“Muito importante esse diálogo com a Associação Comercial. Todas as ações tomadas pela Prefeitura de Ilhabela têm tido aprovação da sociedade em geral. Agradecemos essa sensibilidade e a entidade fará uma campanha para o funcionamento responsável do comércio. Cada um tem que fazer a sua parte”, disse a vice-presidente Heloísa Lacerda.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Campeonato Municipal de Futebol 3ª divisão e Copa da Criança de Futsal movimentam o final de semana

Caraguatatuba terá um final de semana agitado com os jogos do Campeonato de Futebol 3ª…

56 minutos ago

33ª Festa do Divino Espírito Santo segue até 26 de maio em Caraguatatuba

A 33ª Festa do Divino Espírito Santo da Catedral Diocesana de Caraguatatuba segue até o…

2 horas ago

Defesa Civil de Ilhabela realiza treinamento para incêndios em períodos de estiagem

Agentes da Defesa Civil de Ilhabela participaram de um treinamento especial para períodos de estiagem…

2 horas ago

Homem é flagrado com 400 porções de drogas em Ubatuba

Um homem foi flagrado nesta sexta-feira (3/5), por uma equipe da Polícia Militar portando uma…

2 horas ago

Bombeiros disponibilizam curso online de primeiros socorros

Mais de 100 mil alunos e funcionários aprenderam como agir em situações de risco O…

12 horas ago

Procurados pela justiça são presos pela PM em Caraguatatuba

Três pessoas que estavam sendo procuradas pela justiça voltaram para a cadeia, entre elas uma…

12 horas ago