Prefeitura amplia horário de atendimento nos Ecopontos do munícipio

A partir do dia 8 de abril, os Ecopontos Golfinhos e Martim de Sá passam a funcionar em novo horário. De segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h.

A ampliação do horário atende ao pedido de muitos moradores que vêm utilizando o serviço de entrega voluntária, além de ser uma solicitação do próprio Conselho do Meio Ambiente, por entender a importância dos Ecopontos para o município.

Atualmente cada Ecoponto recebe cerca de 50 toneladas de entulhos e podas por mês, além da retirada de um caminhão cheio de coleta seletiva por semana. Os materiais recebidos são destinados de forma correta para os locais adequados, como a Usina da Reciclagem (ATT – Área de Transbordo e Triagem) e cooperativas de reciclagem.

“Hoje temos muitos desafios com resíduos descartados em terrenos e margens de rios. Isso causa sérios problemas ao meio ambiente e à limpeza pública. Ficamos contentes em saber que muitos munícipes entendem a função do Ecoponto e utilizam o espaço para o descarte correto”, comentou Tatiana Soares Scian, diretora de Saneamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, responsável pela coordenação do projeto.

Além dos Ecopontos, os munícipes também podem contar com o serviço de Coleta Seletiva que atende toda a cidade. O cronograma dos bairros está disponível no site www.caraguatatuba.sp.gov.br na área de Meio Ambiente.

 

Sobre os Ecopontos

O Ecoponto é uma área pública licenciada para transbordo e triagem, destinada ao recebimento de pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.

Serão aceitos no Ecoponto: Resíduos de Construção civil (Entulho – até 1m³ por entrega), Móveis e Equipamentos Domésticos, Sobras de Poda, Pneus (máximo de 4 unidades por entrega), Material de Coleta Seletiva (Papel, Plástico, Vidro, Metal), Óleo de Cozinha, Resíduos Eletrônicos, Pilhas, Baterias de equipamentos eletrônicos e Madeiras.

Não serão aceitos lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.

A destinação da maioria dos resíduos será diária, garantindo que o espaço esteja limpo e organizado. Os locais possuem guarita e controle de acesso, que impedirá o descarte de materiais ou de volumes diferentes do permitido.

 

Serviço

Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais / Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h.

Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo a Praça do ParCão.  Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Recadastramento obrigatório do IPMU vai até 30 de setembro

O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba (IPMU) realiza o Recadastramento Anual obrigatório para aposentados…

17 horas ago

Ubatuba: Vestibulinho da Etec 2026 tem vagas para Administração e Gastronomia

A Escola Técnica Estadual (Etec) Paula Souza caraguatatuba– Classe Descentralizada de Ubatuba, que funciona na…

17 horas ago

Moradores da região Norte podem opinar no Orçamento de Caraguatatuba para 2026 na próxima quinta-feira

Moradores da região Norte têm a oportunidade de participar da terceira e última audiência pública…

17 horas ago

Polícia prende dois suspeitos após moradores reclamarem de falta de segurança no Golfinho em Caraguatatuba

Na tarde deste sábado (13), durante operação saturação no bairro Golfinho, visando coibir roubos, furtos…

1 dia ago